Com a falha de segurança no Stagefright, usuários de Android se flagraram extremamente vulneráveis essa semana. Mas não precisa ser assim. Se você seguir alguns procedimentos básicos no dia a dia, seu dispositivo Android estará bem mais protegido do que você imagina. E não é complicado.
- Use uma senha de acesso. Não uma senha qualquer, mas uma senha boa, forte, pelo menos para a inicialização do sistema, e uma senha mais fácil para desbloquear a tela. Não reutilize senhas.
- Procure um dispositivo que receba atualizações diretamente do Google. O bug do Stagefright já foi corrigido pelo Google e alguns aparelhos Android já receberam a correção. Se você recebe atualizações apenas do fabricante, esse processo pode demorar semanas, meses ou nunca acontecer.
- Preste atenção nas autorizações que os aplicativos estão solicitando na hora da instalação. Desconfie de todos.
- Procure aplicativos somente nas lojas conhecidas. Isso inclui além da Google Play, a Amazon App Store, a Mobo ou a loja específica do seu fabricante.
- Por razões óbvias, evite ao máximo baixar .apk de fontes desconhecidas.
- Tome cuidado com pontos de Wi-Fi públicos ou aparentemente seguros. Todo cuidado é pouco.
- Se você realiza alguma operação sensível no aparelho, como administração de finanças ou mesmo Internet Banking, considere a possibilidade de encriptação. A performance do dispositivo vai cair, mas a segurança será ampliada e muito.
- Procure instalar aplicativos que analisam a presença de malware no dispositivo, de fabricantes conceituados.
- Tenha instalada pelo menos uma solução para o caso de perda ou furto do aparelho.
- Deixe a navegação por sites suspeitos para seu desktop, onde provavelmente existe uma proteção mais robusta baseada em firewall, antivírus e sistema atualizado.
No mais, use o bom-senso, evite ofertas tentadoras demais para ser verdade ou arquivos suspeitos vindos daquele “amigo do peito” que nem lembra o seu nome.