0 Compartilhamentos 625 Views

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

4 de dezembro de 2019

Vivemos em uma era estranha em que o antigo troll solitário agora faz parte de uma horda virtual que pode escolher uma vítima a qualquer momento. Seja um mal-entendido, uma notícia falsa ou mesmo a polarização política, ninguém está livre de se tornar um alvo, não importando o seu lado na discussão.

Oficialmente, o Twitter não conta com nenhuma ferramenta de bloqueio em larga escala. Tempos atrás, era possível importar e exportar listas de bloqueios, ainda que essa fosse uma funcionalidade bastante oculta da plataforma. Porém, atualmente, até mesmo esse recurso foi removido, sem previsão de retorno. Para quem precisa bloquear um ataque, só parecem existir dois caminhos: cancelar a própria conta ou bloquear os trolls um por um, em um tedioso processo que exige três cliques do usuário.

Felizmente, existem serviços terceirizados gratuitos que utilizam a API do Twitter para facilitar o processo de bloquear trolls em larga escala na rede social.

Com a extensão Twitter One Click Block para Google Chrome e Mozilla Firefox, é possível agilizar o bloqueio caso a caso. A ferramenta é simples: ela adiciona um botão na interface web do Twitter que permite bloquear qualquer usuário com um único clique, diretamente do tuíte ofensivo, economizando tempo.

Para quem precisa de uma solução mais radical, a extensão Twitter Block Chain para Google Chrome e Mozilla Firefox bloqueia de uma vez só todos os usuários que aparecem na lista de seguidores ou seguindo de um usuário X. Desta forma, você pode visitar a página de seguidores ou a página de seguindo de um determinado usuário e sistematicamente aplicar um bloqueio coletivo em todos. Estatisticamente, trolls e contas falsas costumam se seguir mutuamente, mas esse é um recurso que deve ser usado com cuidado.

Essa extensão possui um sistema opcional de regras que pode ser utilizado para evitar bloqueios indesejados ou filtrar a lista. Por padrão, não há risco de se bloquear usuários que você já esteja seguindo, para evitar acidentes.

Outra vantagem interessante do Twitter Block Chain é a possibilidade de importar e exportar listas. Desta forma, se um troll já bloqueou sua conta, você pode sair do Twitter, exportar a lista de seguidores/seguindo dele, entrar novamente no Twitter e importar essa lista para fazer o seu bloqueio em massa.

Para quem deseja ou precisa compartilhar listas ou realizar bloqueios em escala realmente gigantescas pode utilizar o serviço Block Together, que permite a criação e manutenção de listas com milhares de contas bloqueadas. A partir desse site, é possível “seguir” determinadas listas e sincronizar os bloqueios: quando uma conta é bloqueada na lista, ela é automaticamente bloqueada também em sua conta no Twitter, por exemplo.

Por padrão, o Block Together também não oferece risco de se bloquear usuários que você já esteja seguindo, para evitar acidentes.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
64 visualizações
Artigos
64 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
180 visualizações
Artigos
180 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
316 visualizações
Artigos
316 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
374 visualizações
374 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
689 visualizações
689 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021