Categorias

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Vivemos em uma era estranha em que o antigo troll solitário agora faz parte de uma horda virtual que pode escolher uma vítima a qualquer momento. Seja um mal-entendido, uma notícia falsa ou mesmo a polarização política, ninguém está livre de se tornar um alvo, não importando o seu lado na discussão.

Oficialmente, o Twitter não conta com nenhuma ferramenta de bloqueio em larga escala. Tempos atrás, era possível importar e exportar listas de bloqueios, ainda que essa fosse uma funcionalidade bastante oculta da plataforma. Porém, atualmente, até mesmo esse recurso foi removido, sem previsão de retorno. Para quem precisa bloquear um ataque, só parecem existir dois caminhos: cancelar a própria conta ou bloquear os trolls um por um, em um tedioso processo que exige três cliques do usuário.

Felizmente, existem serviços terceirizados gratuitos que utilizam a API do Twitter para facilitar o processo de bloquear trolls em larga escala na rede social.

Com a extensão Twitter One Click Block para Google Chrome e Mozilla Firefox, é possível agilizar o bloqueio caso a caso. A ferramenta é simples: ela adiciona um botão na interface web do Twitter que permite bloquear qualquer usuário com um único clique, diretamente do tuíte ofensivo, economizando tempo.

Para quem precisa de uma solução mais radical, a extensão Twitter Block Chain para Google Chrome e Mozilla Firefox bloqueia de uma vez só todos os usuários que aparecem na lista de seguidores ou seguindo de um usuário X. Desta forma, você pode visitar a página de seguidores ou a página de seguindo de um determinado usuário e sistematicamente aplicar um bloqueio coletivo em todos. Estatisticamente, trolls e contas falsas costumam se seguir mutuamente, mas esse é um recurso que deve ser usado com cuidado.

Essa extensão possui um sistema opcional de regras que pode ser utilizado para evitar bloqueios indesejados ou filtrar a lista. Por padrão, não há risco de se bloquear usuários que você já esteja seguindo, para evitar acidentes.

Outra vantagem interessante do Twitter Block Chain é a possibilidade de importar e exportar listas. Desta forma, se um troll já bloqueou sua conta, você pode sair do Twitter, exportar a lista de seguidores/seguindo dele, entrar novamente no Twitter e importar essa lista para fazer o seu bloqueio em massa.

Para quem deseja ou precisa compartilhar listas ou realizar bloqueios em escala realmente gigantescas pode utilizar o serviço Block Together, que permite a criação e manutenção de listas com milhares de contas bloqueadas. A partir desse site, é possível “seguir” determinadas listas e sincronizar os bloqueios: quando uma conta é bloqueada na lista, ela é automaticamente bloqueada também em sua conta no Twitter, por exemplo.

Por padrão, o Block Together também não oferece risco de se bloquear usuários que você já esteja seguindo, para evitar acidentes.