0 Compartilhamentos 7 Views

Como colocar seu jogo no Steam

Apesar da entrada agressiva da Epic Games Store no já concorrido mercado de lojas digitais para PC, a hegemonia do Steam como a principal alternativa para desenvolvedores e jogadores segue firme e forte.

Segundo Joan Blachere, da desenvolvedora independente Motion Twin, responsável pelo jogo Dead Cells, “no geral, o Steam é uma plataforma bastante completa de serviço. Tem desvantagens? Pilhas deles. Eles poderiam fazer melhor? Certo. No entanto, tendo trabalhado com todos no negócio, posso dizer com confiança que o Steam é o melhor, por uma vasta distância”.

Por conta disso, um grande volume de desenvolvedores, de todos os segmentos, comercializa seus títulos na loja virtual e esse é um volume que vem crescendo em uma velocidade impressionante nos últimos anos (conforme o gráfico abaixo ilustra). Todos querem seu jogo de PC disponível no Steam.

Passo a Passo para Publicar Seu Jogo no Steam

Desde o encerramento do programa Greenlight, vender seu jogo de computador na loja virtual da Valve se tornou extremamente fácil e um procedimento aberto a todos através do Steam Direct. Não é necessário ter empresa aberta ou nome jurídico, basta ter uma conta bancária com número IBAN e suporte a SWIFT para o recebimento das vendas (esse é um recurso praticamente universal para a maioria dos bancos seu gerente pode orientá-lo nesse sentido).

Apesar de simples, algumas etapas e uma taxa simbólica são necessárias para completar o processo.

Cadastro no Steamworks

Para publicar seu jogo no Steam, você irá necessitar de um cadastro no chamado Steamworks. Nessa etapa, você irá precisar fornecer dados particulares para o Steam, incluindo os códigos bancários. Também será necessário preencher formulários de imposto relacionados à legislação norte-americana, onde a Valve está localizada (conhecimento de Inglês é importante, mas não é nada que um Google Translator não resolva).

Pagamento de Taxa

O Steam cobra o chamado Product Submission Fee, no valor de US$100. Essa tarifa pode ser paga através de qualquer sistema de pagamento aceito na loja brasileira, incluindo boleto bancário e cartão de crédito. Segundo os termos de uso da plataforma, “a tarifa não é reembolsável, mas você receberá o valor de volta no pagamento feito assim que o produto alcançar uma receita bruta ajustada de, no mínimo, $1,000.00 USD”.

Prepare seu jogo para lançamento

Agora, que você cuidou da burocracia e do pagamento, já é possível pensar na distribuição do seu jogo. Você precisará criar a página da loja, enviar versões do produto, configurar recursos do Steamworks e informar o preço desejado. Capriche na apresentação, com telas capturadas, um ou mais vídeos de apresentação, artes ilustrativas, uma descrição cativante do jogo e tudo que você acredite que possa atrair seu público.

Aprovação da Valve

Essa é a etapa final, mas não depende de você. Depende da Valve. Mas não se preocupe: critérios como qualidade ou popularidade não serão levados em conta pelos avaliadores. O Steam deve se certificar de que seu jogo não irá violar os termos de uso da loja. Desta forma, estão proibidos:

  1. Conteúdo adulto que não está adequadamente classificado nem possui verificação de idade
  2. Declarações caluniosas ou difamatórias
  3. Conteúdo do qual não é proprietário ou não possui os direitos adequados
  4. Conteúdo que viole as leis de qualquer jurisdição na qual seja disponibilizado
  5. Conteúdo que explore crianças de alguma forma
  6. Aplicativos que modifiquem os computadores dos clientes de formas inesperadas ou prejudiciais (ex.: vírus, softwares mal-intencionados)
  7. Aplicativos que tentem adquirir dados confidenciais, como as suas credenciais do Steam ou dados financeiros (como dados do cartão de crédito), de forma fraudulenta.

Além de eventuais violações de conduta, a Valve irá avaliar também se você cumpriu todas as etapas da criação de sua página, se o jogo roda corretamente, se tudo foi configurado como deveria ser. Esse processo pode demorar de 1 a 5 dias. Em caso de problemas, você será notificado e terá a oportunidade de resolver possíveis pendências.

Lançamento do Jogo

Cumpridas todas as etapas anteriores, seu título estará pronto para ser vendido na loja. Entretanto, o Steam ainda possui algumas regras para o lançamento: mesmo que seu jogo esteja finalizado, será necessário um período de espera de pelo menos 30 dias após a confirmação do pagamento e um período de duas semanas após a criação da página oficial. Essas regras garantem que a Valve tenha certeza de sua identidade e idoneidade bancária e que a página do seu jogo ganhe tração e potenciais interessados antes do lançamento, além de oferecer uma janela para que você mesmo aperfeiçoe o produto ou a página de apresentação.

O Steamworks oferece uma ampla documentação em Português sobre cada uma destas etapas, além de oferecer dicas importantes para desenvolvedores iniciantes e veteranos.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019