Categorias

Como customizar os anúncios que você vê na internet

Já teve a sensação de que os anúncios na internet são a sua cara, como se alguém estivesse te espionando e descobrindo seus interesses?

Isso acontece porque eles são mesmo personalizados com base em previsões sobre seus interesses gerados a partir de suas visitas a diferentes sites neste navegador e em outros dispositivos que você pode usar. Esse tipo de personalização de anúncio às vezes é chamado de publicidade “comportamental on-line” ou “com base em interesses”.

Essa é uma prática legal e adotada pelas principais empresas de publicidade digital, signatárias da Digital Advertising Alliance (DAA). Entretanto, uma vez que elas seguem um protocolo formal e transparente, também é oferecida uma ferramenta que permite ao próprio usuário customizar e até extinguir esse perfil que o acompanha, a exemplo do que já acontece com os anúncios do Google, conforme explicamos anteriormente.

A DAA disponibilizou uma ferramenta online que irá diagnosticar seu navegador, sua conexão e o suporte a cookies de seu dispositivo com o objetivo de oferecer recursos para que você controle sua experiência de navegação.

De acordo com a DAA, usando esta ferramenta de navegação, você pode controlar a coleta e o uso de dados de visualização na Web para publicidade com base em interesses e outros usos aplicáveis ​​neste navegador, por algumas ou todas as empresas participantes. Usando a opção “OPT OUT OF ALL” é possível cancelar a coleta de dados e o uso coberto pelo DAA de todas as empresas participantes atualmente em uma única etapa. Ou analisar caso a caso e desmarcar as empresas que você não tem interesse que mantenham um perfil seu online.

Lembrando que esse processo não remove publicidade da web, como faria um bloqueador de anúncio. Ele apenas anula o processo de customização a partir de um perfil compartilhado através de diferentes domínios.