Categorias

Como customizar os anúncios que você vê no Google

Já teve a sensação que os anúncios que aparecem na internet foram feitos especialmente para você? Já questionou se os serviços de publicidade estão “espionando” você? Na verdade, isso acontece, não é tão assustador quanto parece e se chama de customização por perfil.

O Google e sua plataforma de publicidade, uma das maiores da internet por larga margem, utilizam por padrão informações de sua conta para preparar anúncios que tenham a maior possibilidade de impacto de acordo com o segmento de consumidor em que você se encaixa. É por isso que você não costuma ver banners de tratores e máquinas industriais em sua navegação pela web (a menos que você trabalhe nesses setores, é claro), por exemplo.

Veja o perfil que o Google montou para mim:

Posso atestar que o perfil acima está muito próximo da realidade. Além das informações que o usuário fornece espontaneamente para o Google, a plataforma também analisa o comportamento em todos os seus serviços, incluindo Pesquisa e YouTube, e dados compartilhados com anunciantes parceiros.

Você pode verificar seu próprio perfil e ter uma compreensão maior de cada item a partir da página de Personalização de anúncios de sua conta no Google. Cada uma das categorias exibidas no seu perfil pode ser desativada individualmente, basta clicar nela e apertar o botão Desativar na tela que abre.

Nessa endereço, logo no topo, também é possível desabilitar a customização de anúncios por completo, assim como optar ou não pela utilização do sistema em parceiros publicitários do Google.