Depois que foi revelado o vazamento de meio bilhão de contas do Yahoo, teria sido uma boa ideia cancelar sua conta.
Depois veio à tona que o Yahoo ajudou o governo dos Estados Unidos a rastrear o conteúdo de emails enviados de centenas de milhões de usuários através da plataforma.
Se nada disso te convenceu a apagar o Yahoo da sua vida, agora veio a confirmação de um novo vazamento de informações, desta vez de mais de um bilhão de contas. Mais. De. Um. Bilhão. De. Contas. Se alguma vez você já teve uma conta no Yahoo, há 99% de chance de que ela tenha sido afetada e hackers puseram as mãos no seu nome completo, endereço de email e senha.
Então, imagino que você clicou aqui para isso: para aprender como deletar sua conta no Yahoo.
O primeiro passo é logar na sua conta do Yahoo. Muito provavelmente você verá essa mensagem na sua tela:
Querendo ou não você terá que clicar na opção “Sim, proteja minha conta“, nessa tela que mistura Inglês e Português sem medo ser feliz. Será solicitada uma nova senha e talvez um endereço de email secundário ou um número de telefone, para reforçar sua segurança.
Mas agora vamos manter o foco aqui e remover por completo a conta. Como sempre em serviços digitais, a opção de “cair fora para sempre” nunca está visível. O que nos leva ao terceiro passo: acessar a página de cancelamento secreta. Você deverá ver a seguinte tela:
Será solicitada novamente a senha que você acabou de alterar (ou a senha antiga, se você nem chegou a passar pelo segundo passo) e um CAPTCHA complicado de resolver (eu errei duas vezes). Entre com os dados e aperte YES.
A última tela deverá informar que você e o Yahoo irão seguir caminhos separados agora:
Perceba que, na verdade, sua conta está inacessível para você agora. Mas o Yahoo ainda poderá levar cerca de 90 dias para apagar suas informações do banco de dados. Torça para que não haja um novo vazamento no período. Além disso, mesmo após todo esse procedimento, o Yahoo explica entre suas páginas de política de privacidade que cópias de backup dessas informações podem permanecer armazenadas por mais tempo, assim como logs de navegação relacionados ao seu usuário e número de IP, antes de passar por um processo de se tornar anônimo, que pode levar de 6 a 18 meses dependendo do sistema onde os dados foram preservados.