Não é irritante quando você abre um documento do Microsoft Word que alguém te enviou por e-mail ou que você baixou da Internet e ele avisa que está em Modo de Exibição Protegido? Não é irritante que você tenha que clicar para habilitar a edição toda vez que você for alterar um documento desses? Também achamos. Mas isso tem um bom motivo.
Nos primórdios da Internet, eram comuns vírus de Macro, um tipo de script que arquivos do Word podem conter. O que seria uma boa ideia na prática, para automatizar determinados processos em formatação e cálculo dentro dos arquivos, foi transformada em uma ameaça por pessoas que não tinham coisa melhor para fazer do que infernizar a vida dos outros. Em 1999, um vírus de Macro conhecido como Melissa marcou história por provocar muito estrago.
E é por causa de um incidente de 1999 que a Microsoft achou por bem desativar por padrão a execução de Macros e exibir documentos Word oriundos de outros lugares que não sejam o seu HD inicialmente em Modo de Exibição Protegido. Há dúvidas se esse excesso de zelo provoca mais prejuízo do que os vírus em si, mas é quase certo de que se a Microsoft liberar, os hackers voltarão a atacar pelo mesmo caminho.
Se você confia na origem de todos os documentos que abre, está com seu antivírus sempre atualizado e conhece os riscos, então vamos ensinar como desabilitar o Modo de Exibição Protegido para sempre.
- Abra o Microsoft Word e vá em Arquivo > Opções.
- Clique em Central de Confiabilidade > Configurações da Central de Confiabilidade > Modo de Exibição Protegido.
- Desmarque as opções que achar conveniente e aperte OK.
Simples, não? Mas tome sempre cuidado com anexos desconhecidos e documentos de origem duvidosa. Um vírus pode ser bem mais inconveniente do que o Modo de Exibição Protegido.