Categorias

Como descobrir quais aplicações estão usando a internet no Windows

Em algum momento, todo mundo passa por problemas de conectividade com a internet. Em muitos casos, a culpa é da operadora. Em outros, o problema está em uma configuração no Windows. Mas também existem aqueles momentos em que uma aplicação desconhecida está sequestrando sua banda.

Muitos programas utilizam sua conexão de internet para trafegar dados com seus servidores centrais, às vezes sem o seu conhecimento. Se esse tráfego for muito elevado, esse processo pode ser o diferencial entre escolher o programa X ou Y que executam funções similares. Mas também existem casos em que o programa é completamente desconhecido para você, possivelmente um malware,  e está consumindo banda, prejudicando o uso normal da internet.

Verificar como cada aplicação está usando a internet é mais fácil do que parece no Windows, graças a uma ferramenta embutida no sistema chamada de Monitor de Recursos.

Para acessar a Ferramenta, basta digitar “resmon” no menu Executar do Windows (atalho Win + R). No Windows 8, será necessário digitar “resmon.exe” para isso funcionar.

Na aba Rede do Monitor de Recursos,  são exibidos todos os processos que estão utilizando sua rede nos últimos 60 segundos. A tela exibe o nome do processo, que geralmente é o mesmo nome do programa, o PID (número identificador do processo), a média de bytes enviados por segundo, a média de bytes recebidos por segundo e a média combinada de transferência de dados por segundo.

Antes que você considere estranho, svchost.exe é uma ocorrência extremamente comum nessa lista: ele faz parte do Windows e funciona como um intermediário entre outras aplicações e o uso da internet. Se você deseja esmiuçar quais aplicações estão utilizando o svchost.exe, vai precisar da ferramenta gratuita Process Explorer, oferecida pela própria Microsoft.

Para investigar outras aplicações, basta clicar com o botão direito no processo que deseja averiguar e escolher a opção Pesquisar Online. Isso irá iniciar uma busca na web por mais informações. Se estiver seguro do que está fazendo, você também pode fechar o processo com a opção Terminar Processo.

Também é possível exibir mais informações sobre o processo selecionando-o na caixa de seleção ao lado do seu nome. Isso irá revelar o endereço de IP de conexão, na área logo abaixo do Monitor de Recursos.

Fique atento a aplicações que você não reconhece, que não tenha iniciado e que estejam consumindo quantidades excessivas de banda. E mantenha sempre seu antivírus atualizado, assim como outras soluções de segurança.