Como detectar um bloqueador de anúncios usando uma linha de Javascript
Aqui no Código Fonte, acompanhamos o polêmico surgimento dos bloqueadores de anúncio anos atrás e hoje em dia eles nem são mais notícia: se tornaram uma parte do cotidiano de usuários, administradores de sites e anunciantes.
Por causa dessa realidade, vários webmasters dependem do recurso de detectar se seus visitantes estão utilizando bloqueadores de anúncio. Existem no mercado bibliotecas e códigos terceirizados que se propõem como ferramentas para essa finalidade. Vamos mostrar aqui que, na verdade, esse processo pode ser bastante simples e você não precisa depender de terceiros para executar essa detecção.
A resposta está no princípio do que um bloqueador de anúncios faz: ele impede o carregamento de código externo que puxa uma publicidade. Considerando que a maior rede de publicidade na internet existente é o Google AdSense, deduzimos que um bloqueador de anúncios minimamente decente irá impedir a carga do código do Google AdSense. A partir daí, detectamos se isso acontece na página e chamamos uma função com o seguinte JavaScript:
1 |
<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js" onerror="BloqueadorAtivo();"></script> |
Na função BloqueadorAtivo(), colocaríamos aquilo que desejamos que aconteça caso haja um bloqueador de anúncios em ação.
Apesar de conteúdo publicitário ser uma das principais fontes de renda que mantém o Código Fonte operando, acreditamos que a decisão final de permitir ou não a visualização de publicidade é de nossos leitores. Por isso, não utilizamos detectores, não trancamos conteúdo ou mesmo exibimos uma mensagem de alerta sobre a questão.
Você pode se interessar

Como planejar e construir um projeto de programação
Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021Serviço do My Heritage permite "animar" fotos do passado, trazendo vida para seus antepassados. Como isso é possível?
Mais publicações


Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Redação - 23 de fevereiro de 2021

Deixe um Comentário