Categorias

Como detectar um bloqueador de anúncios usando uma linha de Javascript

Aqui no Código Fonte, acompanhamos o polêmico surgimento dos bloqueadores de anúncio anos atrás e hoje em dia eles nem são mais notícia: se tornaram uma parte do cotidiano de usuários, administradores de sites e anunciantes.

Por causa dessa realidade, vários webmasters dependem do recurso de detectar se seus visitantes estão utilizando bloqueadores de anúncio. Existem no mercado bibliotecas e códigos terceirizados que se propõem como ferramentas para essa finalidade. Vamos mostrar aqui que, na verdade, esse processo pode ser bastante simples e você não precisa depender de terceiros para executar essa detecção.

A resposta está no princípio do que um bloqueador de anúncios faz: ele impede o carregamento de código externo que puxa uma publicidade. Considerando que a maior rede de publicidade na internet existente é o Google AdSense, deduzimos que um bloqueador de anúncios minimamente decente irá impedir a carga do código do Google AdSense. A partir daí, detectamos se isso acontece na página e chamamos uma função com o seguinte JavaScript:

Na função BloqueadorAtivo(), colocaríamos aquilo que desejamos que aconteça caso haja um bloqueador de anúncios em ação.

Apesar de conteúdo publicitário ser uma das principais fontes de renda que mantém o Código Fonte operando, acreditamos que a decisão final de permitir ou não a visualização de publicidade é de nossos leitores. Por isso, não utilizamos detectores, não trancamos conteúdo ou mesmo exibimos uma mensagem de alerta sobre a questão.