Categorias

Como encontrar WiFi grátis

Hoje em dia não está fácil para ninguém e os planos de dados das operadoras de internet móvel estão pela hora da morte.

Para quem não quer se ver sem acesso às rede sociais ou poder fazer aquela consulta ao Google Maps no momento em que mais precisa nem tampouco se assustar com a conta no final do mês, a melhor saída é encontrar um ponto de WiFi gratuito.

Dependendo da cidade em que você se encontra, as melhores opções são franquias de restaurantes ou uma Apple Store, se der sorte de existir uma por perto. Em alguns locais, é necessária uma consumação para se obter a senha do Wi-Fi ou um cadastro. Grandes centros urbanos começam a oferecer acesso sem fio gratuito em ônibus ou mesmo em ruas, mas, devido à demanda, a qualidade da conexão não é das melhores.

Para identificar esses pontos de acesso quando eles não estão explícitos você irá precisar de ferramentas. Para o PC, você pode utilizar o inSSIder (é pago e seu escopo de funções vai bem além de apenas localizar sinais de WiFi). Para quem utiliza MacOS, a melhor opção é o iStumbler (também pago e dotado de um bom leque de recursos).

Mas o mais provável é que você esteja utilizando um dispositivo móvel e precise de um sinal WiFi para não entrar no plano de dados. Com esse objetivo, temos o Instabridge (gratuito, disponível para Android e iOS) que também funciona como uma comunidade de compartilhamento de senhas, que permite a conexão automática em mais de 3 milhões de pontos de acesso no mundo todo. Para quem usa Android, uma alternativa ainda melhor é o WeFi Pro (também gratuito), que estende a ideia para uma base de dados de 200 milhões de acessos WiFi.

Com o mesmo aspecto comunitário, existem serviços como o Open Wireless Movement que permitem o compartilhamento de redes sem fio de usuários comuns e tem o aval da Electronic Frontier Foundation em relação à privacidade e segurança.

Apesar de todas as recomendações, é importante estar sempre atento à proteção de seus dados em todas as conexões sem fio públicas29, mesmo em hotspots supostamente garantidos e confiáveis.