0 Compartilhamentos 15 Views

Como escolher um tema gratuito para WordPress

Sua empresa, sua lojinha, seu site pessoal ou seu blog estão prestes a entrar em produção. Finalmente, sobrou um dinheirinho para investir, a hospedagem já está garantida, o WordPress já foi definido como sua plataforma, enfim, chegou a hora. Mas como fica a parte visual?

Se a grana está curta, investir em um webdesigner pode ser complicado. Produzir um tema exclusivo para seu site demanda tempo e talento. Em contrapartida, há tantos temas gratuitos por aí… basta escolher um que agrade e começar a trabalhar, certo? Não exatamente.

De graça, sempre é bom, existem literalmente milhares, talvez milhões, de opções disponíveis na internet, mas é preciso tomar cuidado com as armadilhas no caminho para que essa economia não acabe saindo muito caro depois.

Desvantagens dos temas gratuitos para WordPress

Primeiro, é preciso entender que há desvantagens no uso de um tema gratuito para WordPress:

  1. Eles não são únicos: pode haver inúmeros sites com exatamente o mesmo visual que o seu, principalmente se o tema for muito popular.
  2. Eles costumam não ter o mesmo nível de código-fonte que uma solução paga: isso abre portas para problemas de performance, SEO, localização e até segurança.
  3. Funcionalidades podem estar faltando: se você deseja um site mais complexo, pode não encontrar o que deseja com um tema grátis.
  4. Falta de suporte oficial: se você não está pagando, não tem ninguém recebendo para te ajudar.
  5. Falta de atualizações: WordPress é uma plataforma em constante evolução e mudanças podem provocar a quebra de temas mais antigos e seus criadores não estão recebendo nada para mantê-los atualizados.
  6. Código malicioso: embora esse problema seja muito mais raro, é uma ameaça real que pode existir e comprometer toda a segurança do seu site.

Onde baixar temas gratuitos para WordPress e cuidados com a segurança

Nossa recomendação é que você sempre baixe seus temas de sites confiáveis. Isso implica um nível mínimo de suporte oferecido pela própria comunidade de desenvolvedores e um nível mínimo de confiabilidade em relação à qualidade do código e sua segurança. Você pode encontrar temas gratuitos para WordPress no próprio WordPress Theme Repository: esse é o site oficial da plataforma, com sua seleção de temas escolhidos através de uma avaliação da própria equipe do WordPress.

Essa é a maior biblioteca gratuita disponível na internet, com suporte a busca por palavras-chaves e outros recursos para facilitar encontrar o que você precisa. Entretanto, alguns sites que comercializam temas Premium também costumam oferecer opções gratuitas para atrair consumidores e podem ser uma fonte para visuais pouco procurados por outros sites.

Pesquisar no Google “Free Themes” é uma estratégia perigosa, uma vez que você pode acabar em um site de má reputação, com conteúdo sem qualquer curadoria com o único intuito de caçar cliques. Além disso, há opções de temas “Freemium” que embutem publicidade ou links obrigatórios de rodapé ou cabeçalho para seus desenvolvedores, o que pode prejudicar a imagem geral que você deseja passar de seu negócio.

Se, ainda assim, você escolher baixar um tema de um site alternativo, é extremamente recomendável verificar a segurança do código usando plugins para WordPress como o Theme Authenticity Checker (TAC) ou o Sucuri Security – SiteCheck Malware Scanner.

O que procurar em um tema gratuito para WordPress?

Para não ter surpresas desagradáveis lá na frente, é importante também se atentar para outros detalhes além da segurança ou estabilidade do código, como:

  • Quais são as funcionalidades que seu site precisa? Tente também pensar mais à frente, avaliando os recursos que serão necessários  no futuro, para não precisar trocar de tema a médio prazo.
  • O tema é fácil de customizar ou está engessado? Se você olhou para o tema e acreditou que “ele é perfeito desde que mude isso ou aquilo”, tenha certeza de que isso ou aquilo pode ser modificado com facilidade.
  • Preste atenção no gênero do site! Temas visuais atendem a necessidades e públicos diferentes. Um template para o portfólio de um fotógrafo certamente não irá servir para uma pet shop, um tema para blog para uma audiência teen não se adapta para um ambiente corporativo.
  • O tema é antigo? Se temas gratuitos não costumam ter suporte ou atualizações, um tema muito antigo pode se tornar obsoleto ou incompatível com as mudanças do WordPress antes do que você imagina.
  • O tema é novo demais? Em contrapartida, um tema recentemente lançado ainda pode conter bugs que seu criador irá corrigir nas próximas semanas.

Prestando atenção a todos esses fatores, é possível ter uma experiência positiva e econômica utilizando temas gratuitos para WordPress.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019