Categorias

Como evitar os danos de um vazamento de senha

Agora, quase toda semana um vazamento colossal de logins e senhas aparece no noticiário. Ou um banco de dados vendido no mercado negro sabe-se lá como.

Até um barão da tecnologia como Mark Zuckerberg pode cometer uma gafe homérica com suas senhas, mas você deve passar longe desses erros. Trazemos aqui 6 truques simples para aumentar sua segurança.

  1. Use uma senha diferente para cada conta: ou seja, não dê uma de Zuckerberg e não coloque todos os ovos na mesma cesta. Se vazar uma, as outras não ficarão comprometidas.
  2. Troque suas senhas com frequência: os vazamentos recentes de contas do LinkedIn ou do MySpace na verdade são de bancos de dados de anos atrás! Uma senha trocada sempre fica menos tempo exposta.
  3. Verifique se há outras recomendações de segurança: muitos sites e serviços percebem que senhas não são suficientes e oferecem camadas adicionais opcionais de proteção, como autenticação de dois fatores. Aproveite!
  4. Dê preferência a sites que oferecem autenticação de múltiplos fatores: na verdade, se tiver que escolher entre dois serviços similares, opte por aquele que leva a segurança mais a sério.
  5. Fuja de sites que não protegem sua senha: Pediu uma recuperação de senha e eles mandaram mesmo a senha por email aberto? Isso significa que ela é guardada no banco de dados sem nenhum tipo de criptografia e pode indicar que seus administradores não ligam para segurança.
  6. Mantenha-se informado: siga sites e fontes de informação nas redes sociais que possam sinalizar um vazamento de dados. Quanto mais rápido você agir, melhor para evitar um desastre. Corra para trocar sua senha.