0 Compartilhamentos 484 Views

Como fazer backup e exportação de dados no Evernote

24 de março de 2015

O Evernote é uma ferramenta fantástica, capaz de ajudar bastante em nosso dia a dia. Trata-se de um conjunto de serviços e aplicativos (para computadores e dispositivos móveis) destinado à organização e ao armazenamento de informações.

Notas e cadernos no Evernote podem conter desde texto simples até imagens diversas, fotografias, áudio (inclusive notas de voz), websites e notas escritas à mão, as quais podem ser digitalizadas através de vários aplicativos.

pendrive

Todas as nossas informações no serviço são armazenadas tanto localmente quanto em seus servidores, na nuvem. Entretanto, para uma maior segurança e também para a garantia de continuidade dos dados, é imprescindível realizarmos backups periódicos.

Podemos realizar backups de apenas uma nota ou então de cadernos (conjuntos com várias notas), assim como podemos realizar cópias de segurança de tudo o que está armazenado em nossas contas.

EvernoteEsta é a opção mais recomendável, e a seguir também falaremos sobre ela, valendo lembrar que as dicas abaixo permitirão a realização de backups completos, ou seja, de cópias de segurança que contarão com o texto presente nas notas e também com quaisquer anexos, sejam eles áudio, imagens, fotos ou manuscritos.

Backup do Evernote através do próprio software

Cadernos, no Evernote, representam um conjunto de notas e ajudam a organizar melhor as nossas informações. Por exemplo, você pode desejar agrupar notas sobre sistemas operacionais, aplicativos diversos e hardware em um caderno chamado “Tecnologia”.

Obs: backups periódicos do Evernote também podem ser bastante úteis em casos de apagamento acidental de notas.

1) Para realizar backup do Evernote através de seu próprio programa, uma espécie de cliente, clique no caderno desejado com o botão direito do mouse e então utilize a opção “Exportar notas”:

Evernote - Backup

2) Na próxima janela, escolha o formato do arquivo de exportação. Para uma importação mais simples no Evernote, posteriormente, utilize o formato .ENEX (Evernote Export XML). Também é possível escolher outros formatos, gerar outros tipos de arquivos, os quais poderão até mesmo serem utilizados posteriormente de forma independente (.HTML único ou várias páginas e .MHT):

Evernote - Backup

3) No próximo passo, escolha o diretório onde o arquivo deverá ser armazenado, e pronto!

Backup manual do Evernote – Recomendado

Realizar um backup manual do Evernote significa que iremos copiar todo o diretório onde os dados estão armazenados, sem utilizar nenhum tipo de funcionalidade oferecida pelo software.

Trata-se de uma tarefa mais simples, além de mais recomendável, uma vez que toda a informação será copiada, não havendo o risco de esquecermos algumas notas e/ou cadernos.

A cópia de segurança da pasta pode ser realizada de diversas maneiras: você pode gravar um CD ou DVD, pode compactá-la e então enviá-la para algum serviço de armazenamento na nuvem, pode copiá-la para um HD externo, para um pendrive, etc.

O importante aqui é: localizar o diretório e então salvá-lo. Incluí-lo, por exemplo, em sua rotina de backup, automatizar a tarefa através do software de backup de sua preferência, e assim por diante.

Para isto você precisa saber onde a pasta está, certo? Pois bem, veja abaixo:

No Windows:

C:\Users\[Seu_Usuario]\AppData\Local\Evernote\Evernote\Databases

No mac:

/Users/[Seu_Usuario]/Library/Application Support/Evernote

Nos exemplos acima, copie as pastas “Dabatases” e/ou “Application Support/Evernote”, respectivamente.

Finalizando

Através dos procedimentos descritos acima você garante a segurança das suas notas e anexos do Evernote. Execute o backup periodicamente, assim você terá a garantia de que suas informações estarão à salvo tanto se algum desastre acontecer com o seu computador quanto na hipótese de algum problema ocorrer com sua conta (um hipotético apagamento acidental, por exemplo).

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
14 visualizações
Artigos
14 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
240 visualizações
Artigos
240 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Artigos
352 visualizações
Artigos
352 visualizações

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021

O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
334 visualizações
334 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021
Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
314 visualizações
314 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
285 visualizações
285 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021