Categorias

Como fazer uma limpeza nas permissões de acesso de sites à sua conta no Twitter

Não é só o Google que anda compartilhando seus dados por aí, não…

Em troca da comodidade de se autenticar sem precisar criar um novo login e senha ou por causa das promessas de facilidades de um novo aplicativo, você provavelmente autorizou o Twitter a funcionar como um serviço de autenticação. E não leu as letras miúdas, aquelas que dizem que o novo site/aplicativo terá acesso a alguns dados pessoais ou até autorização para escrever como se fosse você!

Quem ainda se lembra do infame caso da conta de Twitter do Ministério da Defesa brasileiro que postava recordes no Banana Kong? E no final do ano passado, jornalistas e participantes da Comic-Con de Nova York foram surpreendidos por mensagens favoráveis ao evento no Twitter publicadas em seus nomes (em inglês). O motivo? O sistema de autenticação para entrar na conferência permitia o vínculo da conta do Twitter e sua permissão ia além do que era esperado. E o que dizer daquele site ou serviço que você nem lembra mais que autorizou e agora trocou de dono e proposta e está fazendo uma festa com seus dados?

twitter

Está na hora de fazer uma limpeza nas permissões de acesso.

Para acabar com essa bagunça, basta acessar a área de Configurações | Aplicativos de sua conta no Twitter. Aqui serão listados todos os aplicativos, sites e serviços que você mesmo autorizou a terem acesso a seus dados. A lista é bem informativa e descreve o nível das permissões de acesso. Não se espante se alguns deles tiverem autorização para até mesmo escrever mensagens diretas para outros usuários! Lembre-se: foi você que autorizou. Se desejar revogar o acesso, nada mais fácil do que clicar no botão Revogar Acesso.

Você pode obter mais informações no artigo oficial do Twitter sobre o tema.