Precisando gravar um recado para alguém? Deu vontade de fazer um podcast, mas acha que não tem os programas necessários? Quer soltar sua voz para o ensaio de uma música? Desde muito tempo o Windows sempre contou com um recurso nativo para gravação de voz e o Windows 10 não apenas manteve a tradição como deu um trato no visual e nos recursos da ferramenta.
O novo Gravador de Voz do sistema operacional é um dos aplicativos da Windows Store mas já vem instalado de fábrica no Windows 10. Para acessá-lo, você pode procurar no menu de Aplicativos do sistema ou digitar “Gravador” na busca.
A interface é muito simples: basta clicar no ícone do microfone para iniciar uma gravação (desde que você tenha um microfone físico plugado no PC ou um notebook). O atalho Ctrl+R também inicia o processo.
Durante a gravação, é possível parar (clicando no botão quadrado no centro), pausar (usando o botão de pausa) ou adicionar um marcador para pontos importantes (botão com a bandeira):
Uma vez interrompida, a gravação é salva automaticamente no formato .M4A na pasta Documentos | Gravações de som. Os arquivos gerados também são listados na tela principal do aplicativo, onde é possível compartilhar, cortar, renomear ou excluir a gravação.