0 Compartilhamentos 183 Views

Como impedir que o WhatsApp compartilhe seus dados com o Facebook para propaganda

29 de agosto de 2016

Você deve ter percebido que o WhatsApp teve seus termos de serviço renovados, nos últimos dias. Falamos mais a respeito dos motivos que motivaram esta alteração neste artigo, entretanto, vale ressaltar que muitos usuários ficaram preocupados com a novidade.

A partir de agora, dados do mensageiro mais famoso do mundo passam a ser compartilhados com o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg receberá os números de telefones dos usuários, por exemplo, além de informações relacionadas a conversas trocadas entre os usuários (para o devido rastreio de palavras-chave, por exemplo).

Com isto, os usuários passarão a ver propaganda relacionada a seus interesses no Facebook. É natural que muitas pessoas fiquem amedrontadas e/ou decepcionadas, entretanto, apesar da empresa ter dito que deseja “explorar maneiras para você se comunicar com empresas que importam para você também, enquanto ainda se mantém uma experiência sem banners de terceiros e spam“.

WhatsApp

Vale lembrar que as tais propagandas referem-se apenas ao Facebook, e o mensageiro continuará livre das mesmas (o algoritmo realizará o rastreamento de dados visando a exibição de anúncios de acordo com os interesses do usuário, em sua própria timeline no FB).

De qualquer maneira, você ficou preocupado com sua privacidade? Pois bem, você pode impedir o compartilhamento de dados facilmente. Tão logo a mensagem relativa aos termos do serviço seja exibida no seu smartphone, não toque em aceitar.

Ao contrário, toque na pequena seta ao lado de “leia mais sobre atualizações importantes”. A seguir, dê uma olhada nos termos e então desmarque a caixa de seleção ao lado da mensagem “Compartilhar os dados da minha conta do WhatsApp com o Facebook para melhorar minhas experiências com anúncios e produtos no Facebook“. Para concluir, toque em “Aceitar”.

Entretanto, pode ser que você tenha tocado em “Aceitar” logo de início, sem querer, aceitando, portanto, os novos termos de serviço e o compartilhamento de informações. Neste caso, é necessário acessar as opções de configuração de sua conta, dentro do WhatsApp. Para isto, acesse a área de “Configurações” do aplicativo e, a seguir, toque em em “Conta”.

Aí, logo abaixo de “Apagar minha conta”, localize o item “Compart. dados da conta”: desmarque o mesmo e pronto, o compartilhamento de dados será desativado.

Lembre-se, porém, de que este procedimento deverá ser realizado em no máximo 30 (trinta) dias (após o aceite inicial dos novos termos).

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
13 visualizações
Dicas
13 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth
Códigos
17 visualizações
Códigos
17 visualizações

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth

Redação - 17 de julho de 2019

Veja como criar de forma simples um botão social de login com Github usando OAuth. Neste guia Javascript com códigos que funcionam você aprende como. Confira o passo a passo e crie o seu.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
16 visualizações
16 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
18 visualizações
18 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019
Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil
Artigos
30 visualizações
30 visualizações

Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil

Carlos L. A. da Silva - 11 de julho de 2019