Categorias

Como liberar mais espaço em um dispositivo Android

Você pode comprar o aparelho Android mais sofisticado, mais caro e poderoso do mercado mas inevitavelmente chegará aquele momento que todos temem: acabou o espaço de armazenamento.

Se você não aguenta mais comprar cartões de memória e não cabe mais nenhum aplicativo no aparelho, nós vamos te ensinar como gerenciar esse espaço de armazenamento aí… e espremer alguns megabytes aqui e ali.

Libere suas fotos e vídeos

Por mais que seja conveniente para mostrar as fotos e os vídeos para os amigos em uma roda de conversa, não há necessidade de seu dispositivo móvel ainda guardar aquela filmagem do Réveillon de 2015 (por mais que ele tenha sido inesquecível) ou aquelas fotos da obra do apartamento que você já vendeu. Principalmente se esse material já foi arquivado em outro lugar.

A nossa primeira recomendação é: não use seu aparelho Android como disco de armazenamento multimídia. Ele pode até ter uma câmera, mas não é um HD. Com qualquer cabo USB barato (até mesmo aquele que você usa para carregar a bateria do dispositivo), você pode recortar esses arquivos e colocá-los no PC.

Dá muito trabalho usar o cabo USB? Parece gambiarra? Nem mesmo tem um PC? Então, tendo à mão uma conexão WiFi gratuita, você pode copiar toda sua galeria para a nuvem. Serviços como o Dropbox ou o Flickr facilitam sua vida, mas se o seu dispositivo está tão lotado que não cabe mais aplicativo algum, você sempre pode tentar o Google Photos nativo da plataforma.

A grande vantagem do Google Photos (além de já vir instalado por padrão) é oferecer espaço ilimitado na nuvem para fotos de até 16 megapixels e vídeos de até 1080 pixels de resolução. E, a menos que você seja um fotógrafo profissional ou um videomaker (ainda se usa esse termo?), todos os seus arquivos irão se encaixar nessa “limitação”.

Fiscalize seus aplicativos

Outros grandes vilões do consumo de armazenamento são os próprios aplicativos. Principalmente os jogos. Então, não é uma boa ideia mantê-los instalados depois que sua utilidade acabou (ou a aventura foi zerada).

Você pode visualizar facilmente o quanto cada aplicativo está consumindo no menu Configurações | Armazenamento e, em seguida, clicando na área de dados de aplicativos. O sistema operacional irá listar os aplicativos em ordem decrescente de espaço consumido. Prepare-se para algumas surpresas e, talvez, decisões difíceis de desinstalação.

Se livre do “lixo”

Em Configurações | Armazenamento também é possível visualizar duas áreas normalmente negligenciadas do armazenamento: Downloads e Dados em cache.

O primeiro contém arquivos baixados da internet, documentos, APKs, imagens e pode conter material descartável que não tem mais necessidade de ser guardado no dispositivo.

Já os Dados em cache são uma opção tentadora de remoção, uma vez que costumam ocupar um espaço significativo de armazenamento. Entretanto, é bom lembrar que a partir dessa opção você estará apagando dados guardados de todos os aplicativos, o que pode levar a um consumo maior de banda (e, consequentemente do plano de dados) para puxar novamente informações importantes que antes ficavam armazenadas localmente e também levar até mesmo a um comportamento errático de alguns aplicativos. Apague por sua conta e risco.