Aqui no Código Fonte nós compartilhamos tudo o que publicamos (e mais outras coisas interessantes) no Facebook (segue a gente lá!). O sistema de compartilhamento é rápido e fácil. Porém, ele tem um detalhe que irrita às vezes, principalmente quanto você precisa compartilhar muito conteúdo ao longo do dia.
O Facebook, por questões de performance de seus servidores, armazena em cache endereços e páginas já compartilhados. Essa funcionalidade facilita o lado deles, mas se torna um problema quando nós precisamos alterar o título, a imagem ou o conteúdo da página compartilhada, porque o Facebook continuará mostrando a versão antiga da página.
Felizmente, é possível contornar este problema de cache, de três formas diferentes:
Estratégia 1 :
O Facebook encara cada URL como única e cria o cache baseado naquele endereço. Então, uma solução possível para compartilhar a última versão de sua página seria adicionar uma query string inofensiva no final do endereço. Um simples ?v=2 no final da URL de sua página e o Facebook já irá acreditar se tratar de outra página. Qualquer variável e valor serve (?novo=true, ?f=2, ?zuckerberg=345).
O problema desta estratégia é que o Facebook manterá contagens diferentes de compartilhamento em relação ao compartilhamento original. Uma vez que a rede social entende que são páginas diferentes, serão dois contadores, um para o endereço sem a query string e outro com. Se você precisar atualizar a página uma terceira vez, o problema vai se agravando.
Estratégia 2:
Usar um encurtador de URL como o bit.ly. também contorna o problema, uma vez que o Facebook entenderá ser uma página diferente.
Entretanto, não apenas essa estratégia tem o mesmo efeito colateral da estratégia acima como também adiciona uma requisição a mais na navegação do usuário, sem necessidade.
Estratégia 3:
Felizmente, o Facebook possui uma ferramenta pouco conhecida chamada de Debugger. Seu propósito primário é mostrar previamente como uma URL será compartilhada na rede social, com qual conteúdo, qual imagem e qual título e verificar se há erros nas Meta Tags Sociais da página.
Ao analisar um endereço, é possível visualizar a informação sobre ela presente no cache do Facebook ou, melhor ainda, solicitar que o Facebook atualize essas informações instantaneamente e recupere apenas os dados mais recentes. Nesse último processo, o Facebook acaba atualizando o cache da página para a versão mais atual e, depois deste procedimento, é possível compartilhar normalmente.
Com esta estratégia, a URL permanece a mesma sempre, mantendo a contagem de compartilhamentos intacta mesmo que o conteúdo tenha sido alterado. Quem compartilhar o conteúdo a partir de agora também irá transmitir a versão mais recente da página.
Dá um pouco mais de trabalho, mas esta é a estratégia mais adequada para contornar o problema do cache.