Pode parecer que sim, mas nem todos os drives USB são iguais e alguns são muito mais lentos ou muito mais rápidos do que os outros. Se a oferta daquele pen-drive na banca da esquina ou na lojinha da internet parece boa demais para ser verdade, é bom ficar atento.
Para quem trabalha com arquivos grandes ou transportando constantemente grande quantidade de documentos, velocidade de escrita e leitura não é luxo, mas essencial.
Pensando nisso, o site usbflashspeed.com desenvolveu um programa gratuito e fácil de rodar que não apenas avalia a velocidade do seu disco como ainda oferece um relatório detalhado e oferece até um comparativo online com os melhores produtos do mercado, em relação aos resultados compartilhados por outros usuários.
O USB Flash Benchmark oferecido por eles nem precisa de instalação: se você tiver duas entradas USB sobrando no PC, ele pode ser executado a partir de um pen drive enquanto você avalia outro disco removível plugado na máquina. Basta baixar o arquivo zipado do site oficial e descompactar onde quiser. Na pasta de “instalação”, execute o programa FlashBench.exe.
Em seguida, certifique-se de selecionar o drive certo no menu de opções e aperte o botão de Benchmark.
Não toque em nada no programa até o teste terminar. Pode demorar de cinco a dez minutos para a análise ficar pronta, após uma bateria de avaliações da velocidade do disco. Ao final, teremos além de um gráfico de leitura e escrita do drive USB, um endereço na web onde foi publicado o resultado completo.
Considerando que meu “USB genérico” de 8GB usado para teste obteve uma velocidade de leitura de 23.20 MB/s e 17.36 MB/s para escrita, é possível avaliar, diante dos resultados de outros discos com a mesma capacidade expostos no site principal, que um “genérico” apresenta uma performance inferior a produtos de marca reconhecida. Um drive USB da Xiaomi pode chegar a 187.64 MB/s de leitura, oito vezes mais rápido, enquanto um similar da HP atinge 48.67 MB/s de escrita, quase o triplo da velocidade, apenas para citar alguns.