Categorias

Como monitorar o consumo de dados no Windows 10

Enquanto a Anatel não se decide se vai apoiar ou não a limitação da internet fixa, deixe-me fazer-lhe uma pergunta: você sabe quantos dados seu PC consumiu nos últimos 30 dias?

Uma das poucas reclamações da Anatel no início da crise com as operadoras, era que essas não forneciam ou não divulgavam ferramentas adequadas para a aferição do consumo.

Segundo a Agência Nacional das Telecomunicações, “o consumidor não está habituado com a mensuração de consumo baseada em volume de dados trafegados e não adquiriu o hábito de utilizar-se de ferramentas de acompanhamento desta volumetria”. Embora, você possa utilizar os serviços da própria operadora para saber a quantas anda o seu consumo de dados, o próprio Windows 10 traz um recurso mais rápido, mais completo e mais confiável desse mesmo tráfego.

Para ter uma visão geral do consumo de dados, você deve acessar a ferramenta de Configurações do sistema, selecionar a opção Rede e Internet e, em seguida, clicar na opção Consumo de Dados no menu lateral.

consumo-de-dados

O gráfico circular em Visão Geral vai estar dividido em diferentes tipos de conexão, se houver. E irá informar individualmente quanto cada conexão consumiu nos últimos 30 dias. Em dispositivos móveis, o mesmo atalho iria informar sobre a franquia de dados 4G e conexões Wi-Fi, por exemplo.

Mas o Windows 10 tem outra carta na manga nessa mesma tela. Logo abaixo do gráfico circular, existe um link chamado Detalhes de uso. Ao clicar nele, o sistema operacional gera um relatório do consumo de dados dividido por programas, uma excelente ferramenta para avaliar quais programas são os maiores responsáveis pelos gastos de franquia ou para detectar programas desconhecidos que podem estar enviando dados pela internet.

consumo-de-dados-programas