Categorias

Como não deixar o crapware entrar no seu computador

Você pode até não conhecer o nome “crapware”. Mas reconhece facilmente do que ele se trata.

Quem nunca instalou um programa que veio com letras bem miúdas explicando que outro também vai ser instalado junto e acabou terminando não com um, mas com dois, três ou até quatro programas instalados na máquina (e uma barra de navegador “novinha” em folha)? A esse tipo de “caca”, nós chamamos de crapware. Os fabricantes preferem o termo bundleware, ou programa de pacote, mas nós sabemos o nome real.

É um mal que afeta os pequenos desenvolvedores que não tem como bancar a hospedagem dos seus instaladores ou não tem outra fonte de renda a não ser a gerada pela instalação desses “produtos” casados. Mas também afeta gigantes como a Oracle ou a Adobe, que insistem em empurrar outros programas junto com os instaladores do Java ou do plugin do Flash, para fechar as contas no final do mês.

Evitar o bundlecrapware pode ser uma tarefa enfadonha, que requer atenção a cada instalação, porque às vezes o botão cancelar realmente impede a entrada deles no sistema, mas às vezes também aborta a instalação daquilo que você deseja e, em alguns casos, o texto da caixa de diálogo é tão malicioso que o botão cancelar na verdade autoriza a instalação do que você não quer…

Para contornar esse problema, você pode utilizar o Unchecky. Essa ferramenta é gratuita e não intrusiva, rodando no background do sistema operacional consumindo quase nada de recursos, até ser despertada quando você tenta instalar um bundle. Ele atualiza automaticamente e consegue desmarcar todas as opções que fariam você adicionar um software adicional que você não deseja. Você regular para que ele apenas avise você sobre os riscos ou deixar a ferramenta tomar conta do processo.

Confira o vídeo explicativo:

Com essa ferramenta no seu sistema, você pode ficar tranquilo de que nenhuma “caca” vai parar na sua máquina sem a sua consciente autorização!