Vamos combinar que a Reprodução Automática do Windows é muito chata. Você espeta um Pen Drive na porta USB ou coloca um DVD de dados no drive e abre aquela janela perguntando o que você quer fazer com aquilo, quando, na maioria absoluta das vezes, você só quer navegar pelas pastas e pegar seus arquivos.
Bem, me desculpe a franqueza, mas a culpa não é do Windows. É sua.
Primeiro, logo no topo da tela, o Windows oferece uma opção para que a ação que você selecionar a seguir se torne a ação padrão para aquele tipo de conteúdo. Sempre. Ou seja, nunca mais você precisaria olhar para essa tela. Marque a caixa assinalada na imagem acima e problema resolvido para esse tipo de arquivo.
Segundo, o Windows já deixa selecionada a opção “Abrir pasta para exibir arquivos”, então você nem precisa arrastar o mouse até lá e clicar. Um toque no Enter e essa tela passa rapidamente.
Mas, supondo que você queira dar uma solução definitiva, independente do conteúdo da mídia, basta clicar no link na parte inferior da tela: “exibir mais opções de Reprodução Automática no Painel de Controle”. Se você não está com um Pen Drive ou DVD à mão nesse momento, você também pode chegar no mesmo lugar pelo caminho Painel de Controle\Hardware e Sons\Reprodução Automática ou digitando “Reprodução Automática” no menu Iniciar e escolhendo a primeira opção.
Na tela que se abre, você pode desativar por completo a Reprodução Automática ou customizar a ação padrão ao seu gosto de acordo com o conteúdo ou tipo de mídia inserida:
A tela pode variar de acordo com a versão do Windows (7, 8 ou 10), mas as opções e os resultados são similares.