Categorias

Como saber se sua conta do LinkedIn foi comprometida?

Em 2012, o LinkedIn sofreu uma invasão em seu banco de dados e houve um vazamento de credenciais de acesso nos porões da internet.

Na época, a rede social de profissionais afirmou que “apenas” 6.5 milhões registros foram acessados pelos invasores. Agora, para espanto de todos, inclusive do próprio LinkedIn, se descobriu que foram roubados dados de 167 milhões de usuários.

Como são senhas de 2012, é possível que você ainda não fizesse parte do LinkedIn na data do furto ou que tenha alterado seu login nesses 4 anos. Entretanto, é muito mais provável que você não saiba com certeza. Na dúvida, você pode utilizar o serviço do Have I Been Pwned? para descobrir se suas credenciais fazem parte desse ou de outros vazamentos.

Já recomendamos o Have I Been Pwned? no passado e ele continua uma excelente escolha para quem precisa averiguar se um determinado email foi comprometido. A consulta é simples e não exige cadastro, basta digitar seu endereço de e-mail ou seu login, para descobrir se ele consta da imensa lista de contas comprometidas que constam no banco de dados da ferramenta.

Segundo Troy Hunt, especialista de segurança, responsável pela criação do serviço, inicialmente ele recebeu apenas uma amostra do vazamento do LinkedIn para averiguar sua autenticidade. Mas, desde a semana passada, a ferramenta já conta com todas as 167 milhões de credenciais armazenadas para consulta na ferramenta. Se o seu email faz parte do vazamento que já está nas mãos de cybercriminosos há semanas, talvez meses ou anos, ele irá aparecer no resultado da busca.

Caso positivo, altere sua senha imediatamente no LinkedIn, assim como em todos os serviços onde você reutilizou a mesma combinação de email com essa senha.