Após o fim anunciado do Vine, duas perguntas ficaram no ar: por quanto tempo o Twitter irá manter o serviço funcionando e como fazer para salvar o seu conteúdo?
Enquanto não temos uma resposta para a primeira pergunta, existem alguns métodos que solucionam a segunda questão e seria uma boa ideia colocá-los em prática logo, justamente por que não sabemos a resposta da primeira pergunta…
1) Salve do navegador
A solução mais direta é simplesmente clicar com o botão direito no Vine que você deseja preservar e escolher a opção “Salvar vídeo como…“. A opção pode variar de acordo com o navegador, mas o resultado final é um arquivo .MP4 do vídeo original que você pode guardar na pasta que desejar em seu disco rígido.
Essa alternativa pode ser bastante trabalhosa se você possui uma conta com uma quantidade muito grande de Vines, mas é um caminho que não depende de serviços terceirizados ou aplicativos, além do bom e velho navegador que você já usa.
2) Use um serviço online
Existem diversos serviços que oferecem a opção de converter um Vine para um formato amigável, basta você fornecer o endereço original do Vine. A seguir uma lista de sugestões:
Alguns destes serviços oferecem uma solução realmente poderosa: a possibilidade de inserir o endereço de uma conta no Vine e baixar todos os vídeos publicados em lote, o que facilita e muito a preservação do conteúdo.
3) Recupere do seu dispositivo móvel
Vamos supor que você publicou todos os seus Vines de um dispositivo móvel. Embora o aplicativo oficial não tenha uma função de exportar ou salvar os vídeos originais, eles ainda estão guardados no seu aparelho e podem ser recuperados com facilidade. No iOS, você poderá utilizar o aplicativo SaveDrive, enquanto usuários Android podem contar com o vDownloadr.