0 Compartilhamentos 497 Views

Como salvar seus dados do Google Plus

15 de fevereiro de 2019

O Google Plus está com os dias contados, após uma longa e tortuosa batalha para se tornar uma rede social relevante. Com o fim anunciado, você tem até primeiro de Abril para resgatar tudo que publicou no seu perfil.

Felizmente, o próprio Google possui uma ferramenta extremamente prática de download de dados para diversos de seus serviços, incluindo o saudoso Plus. Basta acessar o chamado Google Takeout (certifique-se de estar logado na sua conta Google).

Nessa tela, você irá selecionar quais dados deseja salvaguardar no seu computador:

As categorias são fáceis de entender:

  • +1s do Google+ em sites:  é um registro de todas as páginas onde você deixou um “+1”, o equivalente da Curtida do Facebook. Você lembra quando clicava no botão vermelho? O Google lembra.
  • Círculos do Google+: é a lista de seus amigos e contatos na plataforma.
  • Comunidades do Google+: são as comunidades das quais você participava na rede social e suas postagens nelas. É possível selecionar todas ou somente algumas em específico.
  • Fluxo do Google+: engloba todo o resto que você publicou no seu perfil, além de comentários postados em publicações de outros usuários. Você também pode selecionar tudo ou separar subcategorias específicas.

É possível acessar mais opções na seta para baixo de cada uma das categorias acima, incluindo a possibilidade de alterar o formato do download.

Depois que você escolher o que deseja salvar, clique no botão Próxima. Na tela seguinte, você irá especificar como esse download será feito:

Os arquivos serão compactados por padrão em formato .ZIP, mas você também pode escolher o formato .TGZ. Além disso, é possível especificar o tamanho máximo do arquivo e, se o volume total dos dados exceder o limite, mais de um arquivo será gerado.

Por último, você pode especificar se deseja receber o material na forma de um link de download em sua conta de Gmail ou adicionar tudo automaticamente a um serviço de armazenamento na nuvem (incluindo opções fora do ecossistema Google, como Drive ou Dropbox).

Ao clicar em Criar Arquivo, a ferramenta irá iniciar o processo de salvamento de seus dados selecionados do Google Plus. Como o próprio sistema informa, a criação de arquivos pode demorar bastante (horas ou talvez dias). Você receberá um e-mail quando o arquivo for concluído.

Como vimos, o processo é simples e rápido. Se você possui algum conteúdo no Google Plus que deseja preservar, a hora é essa! A partir de 2 de Abril, todos os perfis e todo o conteúdo serão apagados permanentemente da plataforma.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
43 visualizações
Artigos
43 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
190 visualizações
Artigos
190 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
373 visualizações
Artigos
373 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
470 visualizações
470 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
607 visualizações
607 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
658 visualizações
658 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021