0 Compartilhamentos 97 Views

Como se esconder no Facebook

19 de dezembro de 2018

O Facebook é a maior rede social do planeta de todos os tempos e praticamente todo mundo está lá. Isso não significa, entretanto, que você precisa se relacionar com esse mundaréu de gente e tem certas pessoas que o tempo fez bem em deixar para trás…

Nessa época do ano, eles emergem de todos os cantos para desejar Feliz Natal, cavar uma vaga na sua ceia, enviar aquela mensagem de gosto duvidoso ou vender marketing multinível. Como não dá para trancar sua conta, a melhor estratégia é tentar se esconder ao máximo possível no Facebook.

Um dos métodos é limitar quem pode te encontrar na rede social. O sistema de cruzamento de dados de Mark Zuckerberg e sua turma é um dos mais controversos da história da computação e é capaz de acertar com precisão quando alguém te conhece no mundo real, seja o amigo do seu amigo, aquele colega do fundão da sala na faculdade ou o vizinho da sua infância que era o dono da bola nas peladas. Por padrão, qualquer um deles pode te encontrar no Facebook hoje.

Entretanto, se você for na seção de Privacidade de sua página de configurações na web, é possível acabar com essa bagunça. Estude cada uma das opções e escolha aquela que mais se adequar a suas necessidades:

Perceba que, excetuando o campo “Quem pode ver sua lista de amigos?”, nenhum deles permite que você bloqueie de vez suas chances de ser encontrado. Afinal, o Facebook é uma rede social e precisa que as pessoas se relacionem. O que estamos fazendo aqui é dificultando um pouco as coisas e elevando nosso nível de privacidade.

Atenção para o último campo: marcar como “não” vai impedir que outros mecanismos de busca, fora do Facebook, acessem seu perfil. Em teoria, é claro, porque o Facebook também tem um longo histórico de compartilhamento de dados, mas isso é um problema para outro momento.

Não adianta muita coisa alterar suas políticas de privacidade aqui se você preencheu seu perfil completo no Facebook informando as escolas por onde passou, os empregos que teve, onde mora etc. Se você deseja diminuir as chances de ser rastreado ou encontrado por aquele(a) ex do passado, é melhor remover dados pessoais do perfil. Você pode acessar essa página indo no seu perfil e clicando no link Sobre.

Recomendações mais radicais envolvem alterar a foto do seu perfil para um avatar que não seja sua selfie, um cabeçalho neutro e, talvez, uma versão abreviada do seu nome. Isso deve atrapalhar buscas dentro da plataforma, mas, a essa altura do campeonato, talvez seja melhor começar a avaliar a possibilidade de remover seu perfil de vez.

Você pode se interessar

De volta aos anos 80!
Artigos
4 visualizações
Artigos
4 visualizações

De volta aos anos 80!

Carlos L. A. da Silva - 22 de julho de 2019

Stranger Things puxou a nostalgia e a Microsoft entrou na brincadeira. Mas como era a tecnologia da informação naquela época?

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
23 visualizações
Notícias
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
18 visualizações
18 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019