Categorias

Como substituir os produtos da Adobe pagando nada ou muito pouco

A Adobe atingiu um patamar de qualidade que a tornou quase indispensável na vida de profissionais de design, internet, edição de vídeo e áudio e outros setores. Entretanto, suas soluções podem impactar bastante no bolso de quem trabalha de forma independente.

Qual é a saída para quem precisa de produtos de ponta para realizar seu trabalho? Ir para a pirataria? É claro que não! Existem várias alternativas compatíveis que podem substituir os produtos da Adobe, de graça ou custando uma fração de seu equivalente. Vamos conferir?

1) Alternativa ao Photoshop: Pixlr

Substituir o Photoshop com custo zero é um sonho de muitos profissionais mas o Pixlr é uma das melhores alternativas disponíveis atualmente. Embora ele tenha sido projetado para ser fácil de usar por amadores, seu conjunto robusto de ferramentas e sua integração com a nuvem o tornam uma opção que merece ser investigada por quem busca uma alternativa econômica.

Mais sugestões: Paint.NET, GIMP, Photoscape X

2) Alternativa ao Illustrator: Krita

Essa é uma alternativa de código-aberto criada por artistas que desejam disponibilizar ferramentas eficientes de arte e ilustração para qualquer pessoa, permitindo a criação de artes conceituais, texturas, ilustrações, quadrinhos e outros trabalhos sem custo algum. Depois de dez anos de desenvolvimento, Krita se tornou uma alternativa viável para muitos profissionais, inclusive superando o Illustrator em muitos aspectos.

Mais sugestões: InkSpace,  FireAlpacaMediBang Paint

3) Alternativa ao InDesign: Scribus

Ainda que o InDesign tenha se tornado um padrão a ser seguido no mercado editorial, ele não é o único caminho. Para quem não pode arcar com o custo da solução da Adobe, Scribus é uma alternativa de custo zero mas profissional com uma ampla gama de recursos para diversos cenários, além de contar com uma comunidade ativa que se ajuda e colabora em buscar respostas e métodos de uso.

Mais sugestões: CanvaLucidpressVivadesigner

4) Alternativa ao Premiere: DaVinci Resolve

Essa alternativa ao Premiere é amplamente utilizada em produções de filmes e programas de televisão de alto orçamento, dada a qualidade de seus resultados, embora seja gratuita. DaVinci Resolve apresenta ferramentas impressionantes que vão além das expectativas, incluindo suporte a 1000 canais diferentes, reconhecimento facial, editores de curva, retoques para cor de pele e muito mais.

Mais sugestões: Avid Media ComposerHit Film Express, OpenShot

5) Alternativa ao After Effects: Blender

Encontrar uma solução que resolva todos os cenários do After Effects é um desafio. Infelizmente, não existe uma solução única, mas o Blender é capaz não apenas de suprir as necessidades de quem busca por edição de efeitos visuais, como também oferece uma ampla gama de outras funcionalidades para animação e modelagem 3D. Embora você possa precisar combinar outras soluções, o Blender em si já é uma ferramenta potente que merece ser conhecida.

Mais sugestões: NatronFusion, Filmora

6) Alternativa ao Audition: Audacity

Vamos ser honestos: ninguém usa o Audition. Ou pelo menos ninguém deveria usar, uma vez que a melhor ferramenta para edição de áudio é gratuita e se chama Audacity. Nesse caso, é a Adobe que busca uma alternativa ao líder de mercado e completar seu pacote de soluções. Se você não conhece o Audacity ainda, experimente agora.

Mais sugestõesLMMSCakewalkocenaudio