Faltam menos de 10 dias para o Windows 10 chegar para a maioria dos usuários. Toda migração traz uma certa dor de cabeça, mas desta vez a Microsoft prometeu reduzir o stress a um nível mínimo.
Para começar, se você está migrando do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1, não só você está fazendo isso sem pagar um tostão, como também o novo sistema operacional vai guardar suas configurações, arquivos pessoais e a maioria dos seus aplicativos. Se você está vindo do Windows Vista ou algo ainda mais ancestral, a Microsoft pede desculpas, mas você terá que começar do zero e fazer uma instalação limpa.
Mesmo para aqueles que estão vindo de um dos sistemas suportados podem encontrar um obstáculo ou outro no caminho. Alguns programas podem não funcionar corretamente. Para identificar de imediato o que pode dar errado, você pode usar o próprio Windows 10 Upgrade Advisor.
A esta altura do campeonato, se você já tem interesse no Windows 10, você já está com o ícone do sistema na sua bandeja perto do relógio e até já fez sua reserva do sistema. Naquele mesmo aplicativo, você pode verificar se está tudo certo com seus programas.
- Clique no ícone do Baixe o Windows 10 na sua bandeja do sistema.
- Clique no canto superior esquerdo da tela para abrir o menu do aplicativo.
- No menu que se abre, escolha a opção Verifique seu computador.
- O aplicativo vai gerar um relatório informando se há algum programa que pode apresentar problemas durante a migração ou não.
Nos nossos testes, deu tudo certo, mas há relatos de incompatibilidades com alguns antivírus e drivers de dispositivos. A maioria destes problemas deve ser resolvida até o dia 29 de Julho, data de lançamento do Windows 10 ou nas semanas seguintes. De qualquer forma, é importante saber de antemão quais serão os entraves porque os programas incompatíveis serão removidos durante a instalação do Windows 10.