Categorias

Esvaziando o cache do Firefox

O telefone toca faltando uma hora para encerrar o expediente. Seu chefe diz que tem um problema no site e você precisa consertá-lo imediatamente. Você identifica o erro, pesquisa uma solução, implementa e testa. O erro continua aparecendo. Você desfaz tudo e tenta outra abordagem. O erro continua lá. Você pesquisa em fóruns, pergunta para os colegas, joga no Google, confere seu código de novo e seu chefe liga outra vez para descobrir o que está acontecendo. Você não sabe mais o que fazer, porque o erro não desaparece por nada.

Até que você se dá conta de que o Firefox está mostrando uma versão antiga da página. Você foi ludibriado pelo cache do navegador.

Não adianta ficar apertando F5 até quebrar a tecla. Em muitos casos, o Firefox irá exibir o cache para você mesmo com esse comando para atualizar. O truque é apertar a tecla Ctrl ao mesmo tempo que o F5, mas até o mais veterano dos desenvolvedores web se esquece desse detalhe às vezes.

Para contornar esse problema de uma vez por todas, é preciso ser mais radical: desabilitar todo o cache no Firefox. Em apenas três passos, você solucionará essa questão:

  1. Com o Firefox aberto, digite about:config na barra de endereços.
  2. Digite “cache” no campo de pesquisa e procure pela linha que diz network.http.use-cache.
  3. Por padrão, o valor desta configuração é true. Clique na linha duas vezes para que o valor troque para false.

Perceba que sua navegação pela web irá perder performance, já que o Firefox não está mais armazenando nenhum dado em seu cache e está sempre puxando outra vez o conteúdo de páginas já visitadas. Mas esse pode ser um preço pequeno a pagar por todas as vezes que o navegador enganou você.