O Twitter não para de adicionar novas funcionalidades e é bem provável que você tenha perdido algumas novidades ou nem mesmo conheça alguns truques das antigas. Descubra agora quatro formas que a ferramenta de micro textos pode ser ainda mais versátil do que já é.
Fixe um Tuíte
Com a mudança mais recente de layout, (quase) todo mundo reclamou da imensa imagem de foto de capa e de como o novo visual remetia e muito ao Facebook. Mas também houve uma outra alteração que passou despercebida: a possibilidade de fixar um tuíte no topo da sua linha do tempo.
Precisa deixar uma mensagem para os seus seguidores marcando um endereço ou um horário? Fixe o tuíte. Precisa guardar uma mensagem para que você mesmo não esqueça depois? Fixe o tuíte. Postou alguma coisa muito legal, inteligente ou engraçada e quer ter certeza de que todo mundo irá ver? Fixe o tuíte.
A utilidade é você que cria, mas a função está lá. Basta clicar no tuíte que deseja fixar, abrir o submenu Mais e marcar a opção “Fixar na sua página de perfil”. Simples e rápido. Você depois pode selecionar outro tuíte para ocupar o lugar ou simplesmente seguir o mesmo caminho para marcar a opção “Desafixar da página de perfil”.
Apague Mensagens Diretas
Mensagens diretas são tuítes privados que você pode enviar para uma pessoa que você segue desde que ela também siga você. Não há muito mistério nisso. Mas essa privacidade aparente pode gerar situações embaraçosas e o arrependimento pode atingir qualquer um. Felizmente, é possível desfazer uma Mensagem Direta. De certa forma.
Após o envio da Mensagem Direta, você pode deletá-la imediatamente clicando no ícone da lixeira do lado da mensagem. Nos aplicativos móveis, aperte e segure até aparecer a opção de apagar a mensagem. Esse procedimento irá apagar a mensagem do seu Twitter e do Twitter do destinatário. A menos que ele já tenha aberto a mensagem ou o aplicativo que ele usa já tenha baixado a mensagem do servidor do Twitter. Aí, não tem volta mesmo.
Mais: se o destinatário tiver configurado para receber Mensagens Diretas por e-mail, então, a mensagem já está fora do alcance do Twitter. Dica: pense bem no que escreve ou se arrependa rápido, muito rápido.
Faça Download de seus Dados
Dizem que o Twitter é uma comunicação efêmera, que tudo que se escreve ali dura pouco. Não deixa de ser verdade, uma vez que pode demorar muito ou sobrecarregar seu navegador se você tentar ler milhares de mensagens de um usuário muito ativo.
Por outro lado, o seu histórico completo do Twitter pode ser baixado a qualquer momento por você. Você irá baixar um arquivo zip, com uma interface web ali dentro e o conteúdo de tudo que você já publicou, separado por meses e anos.
Para fazer isso, basta ir em Configurações e escolher a última opção: Solicitar o seu arquivo. Um link será enviado para o e-mail que você cadastrou a conta quando o arquivo estiver pronto para download.
Silencie um Usuário
Essa é uma das funcionalidades mais novas do Twitter, anunciada duas semanas atrás. Mas você já sabe como ativá-la? Basta navegar até o perfil do seu alvo, clicar no ícone da engrenagem e escolher a opção “Silenciar @fulano”. Você continuará podendo interagir com o usuário, recebendo respostas e menções, podendo ser retuítado e enviar/receber Mensagens Diretas. Mas os demais tuítes do usuário serão ignorados.
Não quer saber o que ele publica mas quer saber quando ele publica? Escolha a opção “Ativar notificações no celular”.