Já ensinamos você a reparar e otimizar todos os seus bancos de dados MySQL, de uma vez só, com o Mysqlcheck. Este comando, entretanto, requer o acesso ao servidor como root, algo nem sempre possível, como sabemos. Existem diversas maneiras de realizar este procedimento, vale lembrar, inclusive através da ferramenta phpMyAdmin.
Um outro modo bastante fácil, também, se você utiliza WordPress (no caso, serão reparados e otimizados os bancos de dados do CMS), é através do recurso “Automatic Database Optimization”, nativo do próprio WP. Para tanto, você deve inserir a linha abaixo no seu arquivo wp-config.php:
define('WP_ALLOW_REPAIR', true);
Ou seja, baixe o arquivo wp-config.php, abra-o com um editor de textos qualquer (pode até mesmo ser o Notepad, do Windows), adicione a linha, salve e envie o arquivo novamente para o servidor. Feito isto, acesse a seguinte URL em seu navegador web:
https://www.enderecodoseusite.tld/wp-admin/maint/repair.php
E a tela abaixo será exibida:
Clique em “Repair Database” para reparar o banco de dados, e em “Repair and Optimize Database” para reparar e otimizar o banco de dados.
Não se esqueça de, por motivos óbvios, terminado o procedimento, alterar seu arquivo wp-config.php e deixá-lo como antes, ou seja, sem a linha “define(‘WP_ALLOW_REPAIR’, true);”.