Categorias

Resolvendo interferências no roteador

É muito fácil culpar seu provedor de serviço pela má-qualidade da sua conexão. Mas será que a culpa é mesmo dele? Será que a culpa não é do seu roteador?

Um dos problemas de conectividade que podem acontecer é o seu roteador estar compartilhando o mesmo canal que diversos outros roteadores ao redor. Isso resulta em interferências e intermitência da conexão. Para detectar este tipo específico de problema, você pode utilizar a ferramenta gratuita ViStumbler.

Uma vez instalado o programa, rode ele e escolha a opção Scan APs. Depois de um tempo, o ViStumbler irá exibir dados sobre todos os roteadores Wi-Fi próximos do computador. É uma boa quantidade de informações que ele é capaz de recuperar de todos os roteadores da área, incluindo nomes, força do sinal, tipo de encriptação e muitos outros detalhes. Mas nós iremos nos concentrar no Canal utilizado (“Channel“):

vistumbler

Identifique seu roteador na lista (se você está conectado a ele, é provavelmente o primeiro no topo) e veja qual o canal que ele utiliza.

Compare agora com o canal utilizado por outros roteadores na lista. Quantos estão usando exatamente o mesmo canal? Se forem muitos, isso pode ser uma fonte de interferências. Observe na lista qual é o canal menos compartilhado pelos roteadores e troque para ele. Procure pelos canais 1, 6 e 11, uma vez que estes são os únicos canais que não se sobrepõe uns aos outros.

Assim que você descobrir qual é o melhor canal, você precisa se autenticar no seu roteador e efetuar a mudança. Os procedimentos a partir daqui variam para cada modelo disponível no mercado e recomendamos que você consulte um manual ou um técnico.