0 Compartilhamentos 780 Views

Analise o desempenho do seu site em computadores e dispositivos móveis com uma ferramenta do Google

17 de novembro de 2016

Você já conhece a importância do SEO, da otimização, da velocidade de um site na web, correto? Sabe que não basta apenas possuir um site, é preciso acompanhá-lo de perto, realizar testes, ajustes diversos. Seu website deve ser mobile-friendly, também (isto é essencial), e você deve ficar sempre de olho na segurança, além disso.

E aqui mesmo no Código Fonte, aliás, você pode consultar alguns artigos relacionados, os quais contam com dicas e ferramentas bastante úteis para o seu dia a dia:

Que tal agora conhecer uma ótima ferramenta gratuita do próprio Google, o gigante das buscas? Uma ferramenta que analisa o comportamento do seu website tanto em computadores quanto em dispositivos móveis?

O “Think with Google” é um serviço destinado a quem empreende na web. Você pode se cadastrar para receber “Insights”, pesquisas de marketing e relatórios diversos, e também pode utilizar algumas ferramentas bastante interessantes, as quais podem tornar seu site mais atrativo, digamos, aos “olhos” do Google (e como consequência, aos olhos dos seus visitantes e potenciais clientes).

Testmysite - Google

Uma destas ferramentas chama-se “Testmysite”, e ela permite que qualquer site seja analisado, de maneira tal que o webmaster receba rapidamente um resumo com diversas informações a respeito de seu comportamento e desempenho em dispositivos móveis e em computadores.

O “Testmysite” retorna rapidamente os resultados, divididos em três áreas, e confere a cada uma delas uma pontuação inicial à partir da qual já é possível identificar quaisquer possíveis problemas, uma vez que são utilizadas cores diferentes, dependendo do caso (vermelho e verde, para resultados ruins e bons, respectivamente):

  • Otimização para dispositivos móveis;
  • Velocidade em dispositivos móveis;
  • Velocidade em computadores;

O “Testmysite” do “Think with Google” verifica se um site é amigável para os dispositivos móveis. Ele também informa se o carregamento das páginas é lento em smartphones e celulares, e faz o mesmo em relação aos computadores.

Para estes três itens o serviço confere uma pontuação, além de fornecer detalhes a respeito dos problemas encontrados e as possíveis soluções para os mesmos. São analisados diversos elementos, e o “Testmysite” leva em consideração também as tecnologias utilizadas no desenvolvimento.

Dentre os detalhes analisados e citados, podemos mencionar, por exemplo, uso excessivo de plugins, ausência de compactação (CSS, Javascript, etc), utilização ou não do cache do navegador (não deixe de conferir a dica número “20” deste artigo), servidores que demoram muito tempo para responder, imagens não otimizadas, etc.

E para finalizar, a ferramenta também é capaz de enviar um relatório detalhado ao usuário: basta clicar no botão “Receber relatório” e informar o email.

Clique aqui para acessar o “Testmysite” em pt-BR

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
44 visualizações
Artigos
44 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
188 visualizações
Artigos
188 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
442 visualizações
Artigos
442 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
505 visualizações
505 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
613 visualizações
613 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
908 visualizações
908 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021