0 Compartilhamentos 231 Views

Como usar FTP sem instalar software algum no seu computador

4 de novembro de 2014

Você muito provavelmente deve conhecer alguns clientes FTP. Softwares que permitem o acesso a servidores, que possibilitam a transferência de arquivos e outras operações, através do protocolo FTP (File Transfer Protocol).

Programas como Filezilla, por exemplo (gratuito), ou Core FTP LE, SmartFTP e CuteFTP. Até mesmo o Bitvise SSH Client, produto a respeito do qual já escrevemos aqui no Código Fonte, conta com um cliente que acessa servidores
FTP (além de SFTP) sem problemas.

Mas digamos que você deseje ou precise de algo rápido. Que você não esteja em casa ou no escritório, e precise enviar arquivos para seu site com urgência (ou baixar). Digamos que, por algum motivo, você não possa, ou não queira, instalar programa algum no computador onde se encontra.

Nestes casos, pode entrar em cena uma ferramenta online muito útil e de fácil utilização. Um cliente FTP online e gratuito, que pode ser utilizado através de qualquer navegador web. Você provavelmente vai gostar bastante do AnyClient, desenvolvido pela empresa norte-americana JSCAPE.

Anyclient - Cliente FTP Online

Para utilizar o AnyClient você precisa criar uma conta junto ao serviço, um processo também rápido e fácil, além de gratuito. Basta clicar no botão “Create Free Account”, informar seu nome, seu e-mail e a senha desejada, aceitar os termos de uso, enviar os dados do formulário, aguardar pelo e-mail de confirmação/ativação e pronto.

Assim que você fizer login no cliente online (lembre-se de permitir o “Java Runtime”), uma prática janela será exibida. À esquerda você verá o conteúdo local, ou seja, pastas e arquivos do seu PC. À direita está a janela que permite a navegação no computador remoto, e mais abaixo você encontrará o botão para realizar a conexão ou criar novos perfis (você pode criar quantos perfis desejar, os quais conterão os dados necessários para acesso às respectivas contas FTP).

Anyclient - Cliente FTP Online

Clicando no botão “New” (após clicar em “Connect/Sync”), você deverá preencher os campos necessários: “host” (informe o endereço do host, ou até mesmo o IP), “porta” (geralmente 21), “username” (usuário) e “password” (senha) são as informações principais. Preenchidos os campos, um clique no botão “Connect” realiza a mágica.

Logo você verá mudanças na janela principal, e a área “remote system” ser atualizada, exibindo arquivos e pastas do servidor FTP cujos dados você acabou de informar.

À partir daí, tudo fica muito fácil. Você pode realizar tanto upload quanto download de arquivos. É possível arrastar arquivos entre uma janela e outra, para o devido envio ou recepção, ou então utilizar os botões localizados mais abaixo, tanto em “Local System” (sistema local) quanto em “Remote System” (sistema remoto).

Anyclient - Cliente FTP Online

MKDir (para a criação de novos diretórios), “Rename” (renomear), “Delete” (exclusão), “Refresh” (para atualizar a janela), “Upload”, “Download”, etc. O AnyClient também é capaz de compactar um arquivo (ou vários) na mesma hora e enviá-lo em seguida, através do botão “Zip Upload”.

A segurança também é levada em conta pelo AnyClient. A ferramenta online utiliza criptografia AES-256, e todas as operações são realizadas através de uma conexão SSL. E vale também lembrar que o AnyClient trabalha com outros protocolos, como por exemplo SFTP, SSH, Amazon S3 e WebDAV.

Está aí uma ferramenta online gratuita que pode ajudar bastante em nosso dia a dia.

Clique aqui para acessar o AnyClient

Você pode se interessar

De volta aos anos 80!
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

De volta aos anos 80!

Carlos L. A. da Silva - 22 de julho de 2019

Stranger Things puxou a nostalgia e a Microsoft entrou na brincadeira. Mas como era a tecnologia da informação naquela época?

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
23 visualizações
Notícias
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
17 visualizações
17 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019