Piskel
Categorias

Conheça o Piskel, ferramenta gratuita para criação de “pixel art” e sprites animados

Designers, desenvolvedores, programadores e artistas em geral podem utilizar vários tipos de ferramentas durante a criação de pixel art e sprites animados.

Obviamente, ferramentas gratuitas também existem, e dentre elas, existem algumas online. O Piskel é uma delas: pode ser utilizado de maneira totalmente online (apesar de também existirem clientes/aplicativos para Windows e Mac) e é, além disso, totalmente grátis.

Trata-se de uma interessante alternativa, capaz de oferecer também um preview ao vivo de tudo aquilo que está sendo desenhado/executado (no lado direito da área de trabalho). No Piskel, o artista pode controlar todos os aspectos do desenho, pixel a pixel. Também é possível trabalhar com camadas, e caso deseje, é possível criar uma conta junto ao serviço para inclusive salvar seus projetos na nuvem (após o devido login, é claro).

Piskel

Cada layer no Piskel pode conter, por exemplo, um estado diferente da futura animação. O usuário é quem decide também, livremente, a duração de cada quadro e de cada transição, sendo também possível duplicar, renomear, remover e mover cada um deles (é possível até mesmo definir a quantidade de FPS – frames per second, ou quadros por segundo).

Um dos elementos mais interessantes do Piskel, além disso, chama-se “Vertical Mirror”: através dele, tudo aquilo que é desenhado de um lado da tela será automaticamente espelhado do outro lado. Este pequeno recurso, este “pequeno detalhe”, pode poupar bastante tempo, obviamente.

A ferramenta online também conta com diversos recursos interessantes e extremamente úteis, como por exemplo liberdade na definição da espessura do traço (1 a 4 pixels), recursos de rotação, diferentes modos de preenchimento e desenho, clonagem de elementos, formas geométricas e color picker.

O Piskel também permite que os trabalhos sejam salvos em um formato próprio, para posteriores edições, ou então que eles sejam baixados como GIFs animados, por exemplo, Além disso, no momento da exportação, o usuário pode definir se deseja alterar o tamanho do sprite/pixel art, ampliando-o ou reduzindo-o. Também é possível baixar os resultados nos formatos PNG e ZIP, vale ressaltar.

Temos aqui uma interessante ferramenta. Um editor gráfico gratuito e online que certamente é capaz de ajudar muitos usuários, principalmente aqueles que trabalham (ou pretendem trabalhar) com desenvolvimento de games. O uso do Piskel para a criação de GIFs animados, pura e simplesmente, também é possível, vale lembrar.

Clique aqui para acessar o Piskel