Trabalhar com computadores implica na necessidade de uso de uma série de softwares e ferramentas. Conversores de arquivos, suítes de escritório, navegadores, soluções de segurança, aplicativos para edição de vídeos, softwares gráficos e mais uma infinidade de outros, dependendo do usuário.
Dependendo das necessidades (e também do bolso), pode-se ou não optar por soluções gratuitas. Existem muitas, aliás. Muitas que chegam a se equiparar a algumas pagas. O aplicativo de código aberto 7-Zip, por exemplo, é capaz de suprir muito bem as necessidades da grande maioria dos usuários no que diz respeito a compressão e descompressão de arquivos, substituindo muito bem outros pagos (como o WinZip e o WinRar).
O GIMP, software gráfico também open source, pode suprir as necessidades de um número enorme de usuários que, de outra maneira, teriam de gastar bastante dinheiro com o Photoshop, da Adobe (este é apenas um exemplo, claro, pois existem muitos profissionais que não largam os aplicativos da Adobe de maneira alguma, por razões as mais diversas).
Bem, os exemplos são inúmeros, e existem softwares gratuitos e/ou open source voltados às mais diversas finalidades, para todos os gostos. Até mesmo sistemas operacionais podem ser gratuitos: veja o Linux e suas várias distribuições, por exemplo.
Uma suíte online para conversão de arquivos
Ferramentas online, disponibilizadas através de websites, também podem ajudar bastante nos momentos de necessidade. Podem até mesmo nos ajudar a economizar dinheiro. O Online-Convert é uma dessas ferramentas. O site oferece uma série de conversores, todos gratuitos e extremamente fáceis de se utilizar.
Ao acessar o site, tudo o que você precisa fazer é localizar a ferramenta desejada e acessá-la, através do menu esquerdo. Em “Archive converter”, por exemplo, temos conversores de arquivos. Você pode realizar o upload de qualquer arquivo e depois baixá-lo comprimido. Resumindo: é mais ou menos como se você estivesse utilizando alguma versão do WinZip instalada em seu PC.
Se você escolher o formato ZIP, o site vai realizar a compressão e lhe apresentar o arquivo, ao final, “zipado” e pronto para o download. Também é possível, ao invés do upload, fazer com que o Online-Convert localize o arquivo através do fornecimento de uma URL ou então através da conexão com sua conta junto ao Dropbox.
Em se tratando de compressão de arquivos, o site permite que você realize o upload de qualquer arquivo e os comprima para um dos seguintes formatos: 7Z, TAR.BZ2, TAR.GZ e ZIP (o mais utilizado). O Online-Convert também permite a conversão de outros tipos de arquivos.
Na parte de áudio, por exemplo, temos disponíveis os seguintes formatos de saída: AAC, AIFF, FLAC, M4A, MP3, OGG, OPUS, WAV e WMA. Podemos até mesmo escolher o bitrate antes da conversão, além de ser possível selecionar áudio à partir de uma URL.
O Online-Convert também possui outros conversores, todos gratuitos, vale lembrar mais uma vez. O conversor de documentos permite a conversão de arquivos para formatos como, por exemplo, .doc, .docx, .html, .pdf e .odt, dentre outros. Outra ferramenta de conversão bastante interessante existente no site é a que permite a conversão de arquivos de imagens. Dentre os formatos de saída, temos, por exemplo, .bmp, .eps, .jpg, .gif, .ico, e .png.
Converter arquivos de vídeo também é bastante simples, e o processo é basicamente o mesmo. Aliás, isto vale para todas as ferramentas de conversão do Online-Convert: escolha a ferramenta, defina parâmetros adicionais (se permitido), realize o upload e baixe o arquivo convertido.
Para vídeo, temos diversos formatos de saída, como por exemplo .3gp, .avi, .mov, .mp4, .ogg, .flv, .mpeg-2, etc. É possível também converter vídeos e deixá-los prontos para visualização no iPad, no iPhone e no iPod Touch, além de dispositivos Android e consoles, como PS3 e Xbox 360.
O Online-Convert reune em um único local ferramentas extremamente úteis, e é bastante simples de se utilizar, apesar de sua interface estar em inglês (é possível alterá-la também para espanhol, francês e russo, através de um pequeno menu dropdown localizado no topo da tela).
O serviço é bem completo e rápido, mas não se esqueça de que o processo pode demorar mais ou menos, dependendo do tamanho arquivo que você está enviando para processamento e da velocidade de sua conexão à internet.