Jogar no PC tem enormes vantagens. A plataforma aberta, a liberdade, o fato de não utilizarmos uma máquina única e exclusivamente voltada a jogos, os mods, capazes de aumentar bastante o fator replay, a beleza de diversos jogos, a grande variedade de títulos (incluindo muitos que são exclusivos da plataforma), e por aí vai.
Obviamente, também temos de contar com alguns reveses, como por exemplo o atraso de determinados títulos (que chegam primeiro nos consoles) ou até mesmo o não lançamento de muitos deles para o PC. E um dos “problemas” enfrentados por quem joga no PC é lidar com requisitos mínimos e recomendados.
Saber identificar, com fase nas informações divulgadas pelas desenvolvedoras de jogos, se o hardware que se tem em mãos é capaz de rodar aquele jogo tão aguardado. Se ele rodará o game “com tudo no máximo” ou se ajustes terão de ser feitos nas opções gráficas (anti-aliasing, resolução, filtros, sincronização vertical, nível de detalhes, de sombras, qualidade das texturas, etc).
Trata-se de uma tarefa que pode chegar a se tornar bem cansativa, pelo menos naqueles casos onde o jogador possui uma máquina montada já há alguns anos, com uma GPU já um tanto quanto ultrapassada, por exemplo.
O “Can You RUN It?” pode ajudar você nestes momentos. A ferramenta online gratuita pode fornecer uma grande ajuda, principalmente para quem possui pouca experiência na área. Ela é constantemente atualizada, e jogos mais recentes são inclusos bem rapidamente (The Sims 4, por exemplo, lançado há poucos dias atrás, já faz parte dos testes disponibilizados pelo “Can You RUN It?”).
Basicamente, o que a ferramenta faz é “dar uma olhada no seu PC”. Isto para começar, claro. Verificar todo o seu hardware a fim de descobrir qual o seu processador, qual o clock, quantidade de memória RAM instalada, sistema operacional, placa de vídeo, versão do DirectX, quantidade de espaço livre em disco, placa de som, etc).
Após a detecção do hardware, o “Can You RUN It?” então compara as informações obtidas com aquelas que possui em seu banco de dados, de acordo com o jogo escolhido. São os “requisitos mínimos” e os “requisitos recomendados”, de acordo com os fabricantes. A ferramenta aponta onde estão quaisquer possíveis problemas e ainda fornece sugestões.
Vale lembrar, entretanto, que o sistema é básico, no sentido de não considerar nenhuma das variantes possíveis no mundo do PC gaming. Utilize-a mais como uma segunda opinião, ou apenas para ter um panorama geral de sua situação.
Muitas vezes pode ocorrer do “Can You RUN It?” apresentar resultados marcados em vermelho, o que pode significar que sua máquina não roda o jogo em questão (ou que ela “falha” em determinado quesito), quando na verdade ela roda, ou vice-versa.
Lembre-se: você sempre pode realizar ajustes na grande maioria dos jogos para PC, de forma tal a adequá-lo à sua configuração, mesmo que isto signifique jogar em uma resolução inferior ou com uma qualidade gráfica média. Isto não é levado em consideração pela ferramenta, pois ela trabalha de forma bastante exata, ou seja, ela apenas compara a sua configuração com os dados fornecidos pelos desenvolvedores.
Da mesma forma, possíveis gargalos no sistema que podem levar a quedas de performance jamais serão considerados (e, assim, nem sequer mencionados) pelo “Can You RUN It?”. Sendo assim, tome cuidado com os resultados obtidos, e não deixe de realizar testes.
Usar a ferramenta é bastante simples. Basta acessar o site e digitar o nome do jogo no campo “1) Search for a game”. Em seguida, clique no botão “Can You RUN It” e aguarde. Os resultados serão apresentados dentro de poucos segundos.
Vale lembrar que você precisa possuir o Java instalado para que a detecção automática funcione. Caso não possua, ou ele não esteja atualizado, você pode resolver esta pendência ou então baixar e instalar um pequeno aplicativo que será automaticamente executado sempre que você for tentar realizar algum teste. Por padrão, também, o seu navegador bloqueará tudo: não se esqueça de permitir a execução.
O “Can You RUN It? é uma boa ferramenta online, capaz de ajudar você a ter pelo menos uma ideia básica do hardware que tem em mãos e do que é preciso para rodar inúmeros jogos. Use, lembrando mais uma vez, com cautela. Jamais confie cegamente e não se esqueça de que o PC é uma plataforma que permite a realização e ajustes os mais diversos.
Clique para acessar o “Can You RUN It?”
Clique para acessar o “Can You RUN It?”