0 Compartilhamentos 423 Views

Administre seus bancos de dados facilmente com o Chrome MySQL Admin

8 de novembro de 2016

Desenvolvedores e webmasters geralmente precisam realizar diversas tarefas que envolvem bancos de dados MySQL. Backups que envolvem o comando “mysqldump”, reparações e otimizações diretamente no SSH, etc. A lista de tarefas, situações e métodos pode ser bem longa.

Existem, obviamente, vários métodos, ferramentas e alternativas. Você pode se conectar a bancos de dados remotos (e gerenciá-los) através de um software opensource como o MySQL-Front, por exemplo, e pode também utilizar alternativas oferecidas pelo seu próprio provedor de hospedagem (incluindo softwares proprietários ou o também opensource e amplamente utilizado phpMyAdmin).

A lista de alternativas disponíveis, aliás, pode ser enorme. Existem aplicativos gratuitos, aplicativos opensource, softwares comerciais/pagos, etc (dentre eles, podemos destacar o “Mysql Workbench”, por exemplo).

Através de tais ferramentas, é possível realizar uma infinidade de tarefas, e não apenas backups. Podemos administrar, realmente, nossos bancos de dados, remotamente, e isto inclui tarefas tais como, por exemplo, exclusão de spam e alteração de senhas, além de queries as mais diversas que podem ser digitadas nos editores inclusos.

Aliás, se você utiliza o WordPress, não deixe também de dar uma olhada no artigo abaixo, o qual conta com algumas queries bastante úteis:

Nesta dica, entretanto, gostaríamos de te apresentar uma ferramenta extremamente útil, capaz de facilitar bastante a administração de seus bancos de dados MySQL. Obviamente, encare-a como mais uma alternativa à sua disposição, levando em consideração tudo o que dissemos acima.

Chrome MySQL Admin

Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito e disponível na “Chrome Web Store”. Sim, trata-se de um aplicativo para o famoso e largamente utilizado navegador Google Chrome (e não, tal browser não serve apenas para consumir memória RAM em demasia).

Estamos falando do “Chrome MySQL Admin”, desenvolvido por Yoichiro Tanaka. A App, facilmente instalável, é prática e de fácil uso, além de contar com uma interface extremamente clean. Ela conta com os recursos presentes nos gerenciadores MySQL mais usados do mercado, e também permite, é claro, que você rode queries SQL sem problema algum.

O “Chrome MySQL Admin” roda no Google Chrome, portanto, é possível instalá-lo e executá-lo em uma variedade bem grande de dispositivos e sistemas operacionais, incluindo Chrome OS, Linux, Windows e Mac.

O aplicativo permite conexões diretas aos bancos de dados (com ou sem o uso de SSL) ou então sobre SSH (desde que as credenciais necessárias sejam fornecidas, obviamente). Todas as conexões, incluindo suas respectivas credenciais, podem ser salvas para acesso futuro e rápido, e ele também permite o uso de filtros e possibilita a visualização das linhas das tabelas ou então exibição no modo estrutura.

O “Chrome MySQL Admin” também armazena um histórico, uma espécie de log, digamos, contendo todas as operações realizadas desde a última conexão, e seu editor de queries conta com uma função de “autocompletar”, para facilitar ainda mais as coisas. Para os administradores de plantão, a prática ferramenta também lista todos os processos em execução, além de criar rapidamente diagramas ER.

Obs: após instalada, a ferramenta pode ser facilmente acessada no Google Chrome, através do menu/botão “Apps”.

Clique aqui para baixar o “Chrome MySQL Admin” na “Chrome Web Store”

Você pode se interessar

Que fim levou o Windows Phone?
Artigos
4 visualizações
Artigos
4 visualizações

Que fim levou o Windows Phone?

Carlos L. A. da Silva - 6 de abril de 2020

A longa história de estratégias equivocadas da Microsoft em dispositivos móveis e o fim de um sonho.

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/04)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/04)

Carlos L. A. da Silva - 3 de abril de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como descobrir se tem um “fantasma” no seu teclado
Dicas
17 visualizações
Dicas
17 visualizações

Como descobrir se tem um “fantasma” no seu teclado

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2020

Problema afeta muitas marcas e consumidor precisa estar atento a esse detalhe, principalmente se vai jogar no computador.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Trabalhando de casa
Artigos
25 visualizações
25 visualizações

Trabalhando de casa

Carlos L. A. da Silva - 30 de março de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (27/03)
Notícias
26 visualizações
26 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (27/03)

Carlos L. A. da Silva - 27 de março de 2020
Aprenda Dart em sete dias sem sair de casa e sem pagar nada
Artigos
28 visualizações
28 visualizações

Aprenda Dart em sete dias sem sair de casa e sem pagar nada

Carlos L. A. da Silva - 23 de março de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (20/03)
Notícias
30 visualizações
30 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/03)

Carlos L. A. da Silva - 20 de março de 2020