0 Compartilhamentos 235 Views

Ashampoo AntiSpy: recupere sua privacidade no Windows 10

9 de setembro de 2015

O Windows 10 foi um feito e tanto para a Microsoft. Em pouquíssimos dias, constatou-se que um número surpreendente de usuários já o tinham instalado em seus computadores.

O novo sistema operacional também parece estar caindo nas graças, pouco a pouco, de quem joga no PC, e suas vantagens e novidades parecem estar agradando a muita gente.

O fato é que o SO é rápido, agradável, mais estável do que poderíamos supor a princípio, considerando-se que se trata de algo novo, e trouxe uma unificação e uma integração muito bem vindas entre dispositivos (as quais irão melhorar tão logo ele chegue aos dispositivos móveis), que já podem ser vistas na Windows Store e seus diversos aplicativos para smartphones e tablets que também rodam em desktops.

Entretanto, nem tudo são flores. O Windows 10 também já foi alvo de algumas polêmicas, e uma delas envolve a privacidade, ou melhor, a ausência dela.

Visando tornar a utilização do sistema mais simples, a Microsoft acabou implementando inúmeros recursos que acabam por coletar e enviar dados dos usuários para seus servidores.

Privacidade

Muito já se fala até mesmo em problemas envolvendo o envio destas informações (muitas delas pessoais) e a segurança dos usuários, e também não podemos nos esquecer do compartilhamento das senhas do Wi-Fi, é claro. Você também já deve ter ouvido falar na possibilidade de bloqueio de jogos piratas e na “preferência” pelo navegador Edge.

Quer queiramos, quer não, existem problemas ligados à falta de privacidade no Windows 10, e ninguém gosta de saber que existem aplicativos instalados em seu computador enviando dados para servidores sabe-se lá onde.

Existem várias maneiras de lidarmos com este problema, e muitas pessoas podem nem mesmo se preocuparem. Mas um modo de resolver é simplesmente não instalar o Windows 10, ou então fazer downgrade para uma versão anterior (como o 7,  por exemplo), caso ele já tenha sido instalado.

Mas também existem alternativas que envolvem configurações no sistema operacional, ajustes no registro, e por aí vai. Alternativas que podem não ser muito simples, pelo menos para uma grande parcela dos usuários.

Também é possível obtermos uma lista dos servidores/IPs para onde os dados são enviados, obviamente, e realizarmos os devidos bloqueios em nosso firewall. Mas também já existem relatos de usuários que fizeram este procedimento e se depararam com inúmeros erros.

Ashampoo AntiSpy

Aqui, portanto, entram em cena softwares desenvolvidos para lidar com estes problemas, com estas “lacunas”. Programas que fornecem acesso a uma série de ajustes, permitindo que os usuários definam aquilo que querem compartilhar/ceder, ou não.

Aplicativos que nos permitem dar uma olhada nos possíveis problemas relacionados com nossa privacidade e segurança e então os eliminarmos. Simples assim.

Ashampoo AntiSpyÉ o caso do recém lançado Ashampoo AntiSpy, o qual é gratuito. O programa não requer nem mesmo instalação (seu pequeno executável possui apenas 279KB). O que ele faz?

Quando aberto, ele simplesmente exibe uma lista com todos os problemas de segurança e privacidade do Windows 10. Ao lado de cada um deles existe um pequeno botão através do qual o usuário pode “ligar” ou então “desligar” o recurso/problema. Simples assim, muito prático e rápido.

O Ashampoo AntiSpy oferece acesso a mais de 40 opções, itens relacionados a controle de contas, contatos, localização, câmera, Cortana e Mensagens, dentre outros.

Podemos, por exemplo, ligar ou desligar o recurso que permite que websites forneçam conteúdo com base no idioma do usuário, o envio de dados ligados à digitação para a Microsoft, o Wi-Fi Sense, a atualização automática de drivers, etc. Também podemos revogar a permissão de acesso à câmera para aplicativos e o acesso a dados pessoais.

O Ashampoo AntiSpy é bem simples e direto ao ponto, bastante apropriado para quem está preocupado com a privacidade mas não quer lidar com configurações e ajustes mais complicados. Vale lembrar que tudo aquilo que o pequeno programa faz também pode ser feito manualmente: basta pesquisarmos e então realizarmos os devidos ajustes.

Mas contar com uma ferramenta que centraliza todos os ajustes desta forma, e ainda facilita a configuração, é muito melhor, não? E, lembre-se: ela é totalmente gratuita!

Clique aqui para baixar gratuitamente o Ashampoo AntiSpy

Você pode se interessar

Vídeos
1,655 compartilhamentos6,803 visualizações

Reagindo a Vagas de Estágio // Vlog React #91

Thais Cardoso de Mello - 21 de março de 2019

Confira no vídeo se o que dizem sobre os estágio no Brasil realmente faz sentido.

A Inteligência Artificial que era perigosa demais
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

A Inteligência Artificial que era perigosa demais

Carlos L. A. da Silva - 21 de março de 2019

A estranha história da pesquisa que precisou ser engavetada por um bom motivo...

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019
Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
13 visualizações
13 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
134 visualizações1
134 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019