0 Compartilhamentos 1108 Views

Ashampoo Snap 2017: capture vídeos e screenshots com esta ferramenta gratuita

10 de maio de 2016

Existem diversos tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para a captura de screenshots (ou fotos de tela) e vídeos. E você pode desejar utilizar um destes aplicativos por diversos motivos, até mesmo para explicar, de forma visual, a alguém, algo que ele não está entendendo (e nem pense que estamos aqui nos limitando à tecnologia).

Observe também que neste artigo não falaremos a respeito de aplicativos para captura de screenshots e vídeos de games. Existem outras ferramentas destinadas a tal tarefa, como por exemplo FRAPS, Nvidia ShadowPlay e o próprio overlay do cliente Steam.

Existem programas gratuitos e pagos que realizam tal tarefa de forma adequada. Dentre os pagos, temos o Snagit, por exemplo, um software excelente e que vai muito, muito além de simples capturas de tela. Dentre os gratuitos, por outro lado, temos o Jing, o PicPick, e até mesmo extensões para navegadores, como o Nimbus Screen Capture.

Ashampoo Snap 2017

Captura de screenshots

Entretanto, se você está em busca de algo gratuito, totalmente localizado em português do Brasil e cheio de recursos, dê uma olhada no Ashampoo Snap 2017. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela alemã Ashampoo, o qual é certamente capaz de suprir as necessidades da maioria dos usuários quando o assunto é captura de tela.

O software, tão logo instalado, adiciona uma prática barra de ferramentas na área superior do desktop do usuário, a qual fornece acesso rápido e simplificado a todas as funções. Ele permite, além disso, edições nas imagens, incluindo a inserção de diversos elementos gráficos, balões, textos explicativos, setas, formas geométricas diversas, etc.

Ashampoo Snap 2017

Tão logo o usuário finaliza uma captura de tela através do Ashampoo Snap 2017, além disso, a imagem resultante é aberta automática e rapidamente em seu editor. O usuário já entra bem rapidamente no “modo edição”, podendo então escolher se deseja realizar algum tipo de alteração, aprimoramento ou edição na screenshot, ou então se já deseja salvar a imagem no computador.

Ashampoo Snap 2017

Durante a edição, é possível cortar trechos da imagem, apagar, borrar, e até mesmo aplicar diversos efeitos. Quadros com textos diversos também podem ser adicionados às imagens, além de setas e balões descritivos. Vários níveis de zoom podem ser também utilizados, também, além de sombras e bordas.

O programa guia o usuário durante todas as etapas (retangulares, janela simples – ele detecta qualquer janela aberta no Windows e a captura perfeitamente, de maneira isolada dos demais elementos em tela – estilo livre/desenho, menus, etc), e dependendo do estilo de captura escolhido, ele também aplica um efeito muito bacana à tela, o qual atua em tempo real mostrando de maneira clara o que está sendo capturado, conforme o mouse é arrastado:

Ashampoo Snap 2017

Obs: o software é extremamente intuitivo, e conta com tantos tutoriais e assistentes, que em alguns momentos estes podem cansar um pouco. Lembre-se de ir desativando, tão logo aprenda, todas as janelas informativas que são exibidas conforme cada tipo de captura é acionado.

Veja também abaixo alguns dos tipos de captura disponíveis:

  • Vídeo;
  • Rolamento de janela: realiza um “scroll” e captura inclusive aquilo não visível no momento. Por exemplo, você pode capturar páginas web inteiras – o software vai rolando a tela para baixo, automaticamente, e capturando todo o conteúdo, na íntegra;
  • Janela simples;
  • Região retangular livre;
  • Região – estilo livre: você desenha livremente com o mouse, envolvendo a área que deseja capturar;
  • Região fixa;

Captura de vídeo

O programa também é capaz de capturar vídeos de tudo aquilo que acontece na área de trabalho do seu computador. Imagine que você precisa criar algum vídeo tutorial, por exemplo. O Ashampoo Snap pode te ajudar nesta tarefa.

Ele permite a captura da área de trabalho como um todo, ou então apenas de determinadas áreas, áreas estas selecionadas pelo usuário antes do início da gravação. Ele também permite a gravação de mais de um monitor, além de regiões fixas predeterminadas (além da captura da área de trabalho total).

Você pode definir o tamanho da região rapidamente, por exemplo, e o software oferece uma série de valores/opções (320×240, 800×600, 1024×768, 1920×1080, 3200×1800, etc). O áudio também pode ser gravado, veja bem, o que significa que você pode incrementar seus tutoriais em vídeo ainda mais.

Ashampoo Snap 2017

O Ashampoo Snap também é capaz de capturar imagens em resolução 4K, além de exportá-las para diversos formatos, conforme abaixo (além do formato proprietário, obviamente – .snapdoc, o qual possibilita alterações futuras nos arquivos, através do próprio aplicativo):

  • PNG;
  • JPG;
  • JXR;
  • PSD;
  • PDF;
  • WEBP;
  • BMP;

Screenshots podem ser compartilhadas de diversas maneiras, além disso. Você pode, por exemplo, enviá-las por e-mail, e também compartilhá-las diretamente no Facebook e no Twitter. O envio para serviços de armazenamento na nuvem também é possível, além da cópia rápida para a área de transferência do sistema operacional, para possíveis utilizações através de outros softwares (como o Xara, por exemplo, ou em algum outro aplicativo, como o Microsoft Word).

O programa é capaz de conferir tanto controle e precisão ao usuário, que durante a captura, enquanto o mouse está sendo arrastado pela tela (dependendo do recurso utilizado, obviamente), uma pequena janela exibe informações detalhadas da área, incluindo posição, zoom e códigos das cores em RGB e HTML.

Ashampoo Snap 2017

Alie a todos estes detalhes a grande variedade de estilos de captura disponíveis, e você perceberá rapidamente que tem em mãos um software poderoso e capaz de suprir todas as suas necessidades quando for necessário capturar screenshots e vídeos, criar tutoriais, manuais, etc, além de compartilhá-los.

Vale também lembrar novamente que o Ashampoo Snap 2017 é totalmente gratuito, além de contar com tradução para o português do Brasil. Ele roda nas seguintes versões do Windows: 7, 8, 8.1 e 10.

Baixe-o agora mesmo!

Carregando...

Você pode se interessar

10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
42 visualizações
Artigos
42 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021

Jogos podem ser mais do que uma forma de entretenimento: podem também ser uma ferramenta de aprendizado.

Trybe e XP se unem na formação de novos desenvolvedores de software
Notícias
8 compartilhamentos183 visualizações
Notícias
8 compartilhamentos183 visualizações

Trybe e XP se unem na formação de novos desenvolvedores de software

Gabriel Fróes - 27 de julho de 2021

A Trybe e a XP Inc. se uniram e estão trazendo uma baita oportunidade pra você que quer entrar na área de desenvolvimento de softwares, quer muito ter uma excelente formação, mas não tem condições financeiras para tal. É a Turma XP que vai disponibilizar 300 vagas para o curso de desenvolvimento web da Trybe, […]

Lado a lado com a Inteligência Artificial: qual é o impacto que isso pode causar na programação?
Artigos
104 visualizações
Artigos
104 visualizações

Lado a lado com a Inteligência Artificial: qual é o impacto que isso pode causar na programação?

Carlos L. A. da Silva - 26 de julho de 2021

As máquinas vão dominar a programação e seu trabalho está ameaçado?

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Por que usar Tailwind CSS
Artigos
326 visualizações
326 visualizações

Por que usar Tailwind CSS

Carlos L. A. da Silva - 7 de julho de 2021
Os doze melhores scripts para galeria de imagens em 2021
Artigos
397 visualizações
397 visualizações

Os doze melhores scripts para galeria de imagens em 2021

Carlos L. A. da Silva - 28 de junho de 2021
Windows 11 vem aí?!
Artigos
519 visualizações
519 visualizações

Windows 11 vem aí?!

Carlos L. A. da Silva - 15 de junho de 2021
As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam
Artigos
680 visualizações
680 visualizações

As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam

Carlos L. A. da Silva - 6 de junho de 2021