A origem do Paint.NET poderia dar um filme: um grupo de estudantes de tecnologia patrocinados pela gigantesca Microsoft desenvolveu um programa em seu projeto de graduação que serviria como um substituto do Paint do Windows usando o poder do .NET.

O projeto cresceu, novas funcionalidades foram acrescentadas e logo eles tinham em mão um produto capaz de rivalizar com os líderes do mercado de edição de imagens. Tudo sem perder suas principais características: leveza e praticidade de uso.

O Paint.NET nunca se tornou o substituto do Paint e acabou sendo esquecido por quase todos. Mas, o projeto continua ativo, recebendo manutenção de um dos estudantes originais. Enquanto isso, a comunidade de usuários também segue produzindo tutoriais, plugins e oferecendo ajuda aos iniciantes.

Paint.NET

Muito antes de se tornar um padrão na indústria, o Paint.NET já utilizava navegação em abas para operar múltiplos documentos abertos ao mesmo tempo. Com a diferença que sua interface exibe uma miniatura da imagem no lugar de uma simples descrição em texto na aba. Desta forma, o usuário tem um reconhecimento mais imediato de cada arquivo no ambiente de trabalho. Esta funcionalidade fica ainda melhor em conjunto com o efeito Aero do Windows Vista ou 7.

Paint.NET

Com uma arquitetura interna otimizada ao máximo, o Paint.NET consegue ser um dos editores de imagens mais rápidos do mercado. Sem exigir muitos recursos do sistema, ele também é a solução ideal para equipamentos com processadores mais lentos ou Netbooks.

A ferramenta oferece funcionalidades que não costumam estar disponíveis em programas gratuitos: suporte a camadas, efeitos especiais sofisticados, rotação em 3D, ferramentas para criação e edição de curvas, produção de gradientes, sistemas de seleção precisos e histórico de correções ilimitado. Tudo isso com a opção de atualizações gratuitas online e automáticas.

Sua interface de usuário é fácil de dominar e intuitiva. O programa está atualmente na versão 3.5, mas a versão 4.0 deve sair ainda este ano. Disponível para Windows XP SP3, Vista SP1, 7 e 8, o Paint.NET também oferece suporte a Português do Brasil.

Baixe o Paint.NET