Categorias

CEO do Twitter visita a China, mas garante que não há planos para tentar entrar no mercado

Quando o Twitter entrou com um pedido de IPO no ano passado, um ponto interessante que surgiu foi a China, onde o Twitter.com e seus serviços foram bloqueados pelo governo em 2009: Na época, a empresa disse que esperava enfrentar algumas dificuldades para entrar em mercados como o do país, mas que não ia desistir.

Agora, o CEO do Twitter, Dick Costolo, está fazendo sua primeira visita à China, dando uma grande dica de que a empresa poderia finalmente estar tomando medidas para entrar no mercado. Costolo deve pousar em Xangai hoje (17) e vai passar três dias por lá. Seus planos incluem se reunir com funcionários do governo e administradores universitários.

Costolo chega à China nessa segunda-feira (17)
Costolo chega à China nessa segunda-feira (17)

No entanto, um porta-voz do Twitter disse ao The Next Web que Costolo está visitando a China apenas para aprender mais sobre o país, e que a empresa não tem a intenção de fazer qualquer alteração a fim de entrar no mercado:

Dick está visitando a China porque quer saber mais sobre a cultura chinesa e sobre o setor de tecnologia próspera do país. Não temos planos de mudar alguma coisa sobre o nosso serviço a fim de entrar no mercado.

As autoridades chinesas levam conteúdos de mídia social muito a sério, usando uma série de iniciativas para manter as aparências nas redes sociais e impedir que conteúdos politicamente controversos não se espalhem nos sites.

No entanto, com Costolo fazendo uma visita à China, não há dúvidas de que ele fará fãs do serviço especularem sobre os planos do Twitter para o país. Especialmente depois de ter preenchido a vaga de “Chefe de parcerias de mídia na Grande China”, que foi anunciada no ano passado.

A vaga parece focar em torno de recrutamento de indivíduos de alto perfil e parceiros de conteúdo para o aumento da presença do Twitter na China.