Categorias

Órgãos reguladores europeus estão investigando como a Apple lida com gravadoras

Há rumores de que a Apple está fazendo acordos com gravadoras para finalmente lançar o seu próprio serviço de streaming. Mas isso pode levar algum tempo: Segundo um relatório do Financial Time, reguladores europeus estão analisando esses negócios.

Este tipo de análise geralmente é desencadeado por uma queixa formal à Comissão Europeia, mas isso não significa que uma investigação oficial antitruste foi lançada pelo órgão.

0523_beats_apple-798x310

Uma série de empresas de música receberam apenas questionários sobre os seus acordos com a fabricante do iPhone, porque, supostamente, funcionários europeus estão preocupados que a Apple usará a sua influência na indústria da música para persuadir gravadoras a não apoiarem mais serviços gratuitos, como o Spotify.

A Apple tem uma história de ser bastante competitiva em relação a rivais. A empresa foi acusada em 2013 pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de conspirar para mudar preços de e-books a fim de atacar sua principal rival, a Amazon. A gigante acabou sendo considerada culpada e condenada a pagar US$ 450 milhões em compensação.