Categorias

14ª edição do Fórum Internacional Software Livre começou hoje, em Porto Alegre

Evento acontece na PUC-RS, e já tem mais de 3 mil inscritos
Evento acontece na PUC-RS, e já tem mais de 3 mil inscritos

A 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL14) começou hoje no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, buscando trocar informações e experiências para construir um ambiente livre.

Um dos coordenadores do evento, Ricardo Fritsh, afirmou que “todo esse pessoal está aqui para compartilhar conhecimento”, e destacou que os pilares desta edição do evento são a educação, o hardware e software livres, as redes de telecomunicações e a energia livre.

Cerca de 5 mil pessoas já se inscreveram para a feira, e a expectativa do evento é que o número de participantes fique entre 7 e 8 mil.

A FISL vai até sábado, e já existem mais de 600 horas de atividades programadas para o evento, e estarão a cargo de cerca de 700 palestrantes de diferentes lugares, como Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Suécia.

Os participantes escolheram a programação através de votação. Saúde e educação ganharam trilhas especiais, assim como a liberdade, cujo tronco deste ano foi batizado como Aaron Swartz, em tributo ao ativista.

“É o que a gente tenta promover aqui, a liberdade nos mais variados e amplos aspectos”, comentou Deivi Kuhn, um dos organizadores do evento. A trilha Aaron Swartz terá temas como neutralidade na rede, Marco Civil e licença de softwares.

Além das palestras, o fórum deste ano trará 50 oficinas. Grandes nomes do “mundo” do software livre já confirmaram presença no evento, entre eles, o ativista e fundador do movimento de software livre, Richard Stallman; o diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall; o hacker e pioneiro no trabalho com Realidade Virtual, Mitch Altman; além das desenvolvedoras Valerie Aurora e Luciana Fujii, e do educador Nelson Pretto.