Segundo a Ministra de Comunicação Social, Helena Chagas, 20 sites concentraram 69,2% da verba do Governo Federal, destinadas a investir em propaganda na internet ao longo do ano passado.
Embora o governo possua nove mil veículos digitais cadastrados para receber essa verba, como sites, portais e blogs, apenas 20 receberam a maior parte do dinheiro.
De acordo com publicação feita no Diário Oficial, o governo gastou R$ 95 milhões com publicidade na internet, no ano passado. Os valores incluem todos os gastos com propaganda de ministérios, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações do governo federal.
O veículo que recebeu a maior quantidade de verba foi o Terra, com R$ 9,8 milhões, seguido pelo UOL, com R$ 9,7 milhões. Facebook e Google receberam R$ 3,3 milhões e R$ 968 mil, respectivamente.
Segundo o Ibope, o Terra teve 23 bilhões de pageviews em 2012, enquanto o Facebook teve 457 bilhões.
A ministra Helena Chagas afirma que os gastos digitais feitos em 2012 marcam uma descentralização das verbas publicitárias para a web no país, que até 2011 eram concentradas em um número menor de sites.