Categorias

4chan está sem dinheiro para sustentar os servidores

Para muitos, o 4chan reúne o que há de pior na internet fora da chamada deep web. Para outros, é um caldeirão cultural, fonte dos principais memes que existem e são copiados em outros lugares.

Mas, para Hiroyuki Nisimura, atual dono do maior fórum aberto e não-regulado da internet, o 4chan é uma despesa crescente e uma operação economicamente insustentável.

Nisimura, que comprou o fórum no ano passado de seu fundador Christopher “Moot” Poole por uma quantia nunca revelada, veio a público através do próprio 4chan para explicar que o site está com problemas financeiros. Ele desabafou: “nós temos tentado manter o 4chan como ele é. Mas eu falhei. Eu sinceramente peço desculpas”.

Ele explica que removeu banners do site porque não estavam “funcionando bem”. O custo de manutenção de servidores de publicidade superava a arrecadação obtida e a melhor solução foi remover os anúncios. Além disso, Nisimura também reclama dos outros custos de infraestrutura, como custo de servidores de hospedagem, tráfego de rede, CDN etc. E revela que não vê uma saída para sustentar o fórum.

Entre as opções que ele cogita para manter o site no ar estão reduzir a qualidade dos serviços, cortando os custos pela metade, limitando o tamanho de imagens enviadas, fechando seções e deixando a conexão mais lenta, por exemplo; outra alternativa ainda mais assustadora para os usuários seria investir maciçamente em anúncios, usando o que ele mesmo alerta serem “anúncios pop-up / pop under, anúncios maliciosos”; a terceira opção para Nisimura seria conquistar mais frequentadores pagos, mas isso exigiria oferecer mais funcionalidades.

Hiroyuki Nisimura não menciona cifras ou datas, mas o aviso público pegou a comunidade de surpresa. A extinção do 4chan poderia significar o fim de uma pedaço significativo da História da web, para o bem ou para o mal, e sua legião de frequentadores precisaria encontrar um novo lar, também para o bem ou para o mal.