Categorias

99 ganha novo investimento milionário para competir com o Uber no Brasil

Menos de seis meses depois de receber um investimento US$100 milhões da chinesa Didi Chuxing, a 99 anunciou nessa quarta-feira um novo aporte no mesmo valor.

Desta vez, o serviço brasileiro de motoristas privados por aplicativo recebeu o apoio da gigante Softbank, uma das maiores investidores em tecnologia no mundo e uma das maiores patrocinadoras da revolução dos aplicativos de mobilidade urbana.

A 99 surgiu em 2012 com o nome de 99Taxis e a proposta de unir taxistas em torno de um aplicativo para solicitação de corridas. Com a chegada do Uber, a empresa nacional se tornou uma das principais competidoras do serviço internacional e recentemente assumiu uma estratégia similar à rival: parou de operar com taxistas e passou a adotar uma frota de motoristas privados, mudando também seu nome.

Atualmente, a 99 tem um alcance muito maior do que o Uber on Brasil, marcando presença em 400 cidades e contando com 14 milhões de usuários cadastrados pelo aplicativo, um milhão a mais do que o Uber, atendidos por cerca de 200 mil motoristas registrados. Com a injeção maciça de 200 milhões de dólares em um único semestre, a meta agora é consolidar essa posição por aqui e expandir para outros países da América Latina, representando uma séria ameaça ao crescimento do Uber.

Em seu comunicado oficial, a 99 sustenta que “esta é a maior rodada de investimento já realizada por uma startup brasileira de acordo com a FactSet (companhia multinacional especializada em dados do mercado financeiro)”. Peter Fernandez, CEO da 99, comemorou o aporte: “fica claro que nossa estratégia trouxe bons resultados, e agora estamos animados em ter a Softbank na nossa carteira de investidores. Isso mostra que estamos no caminho certo, como uma forte indicação da nossa posição de liderança no crescente mercado de mobilidade urbana da região”.

David Thevenon, diretor executivo da Softbank, explica o investimento: “vemos um grande crescimento e uma ótima perspectiva para o setor de soluções de mobilidade na América Latina. O time da 99 tem feito um progresso impressionante no Brasil, operando em mais de 400 cidades e realizando mudanças positivas na vida de milhões de usuários. Nós estamos comprometidos em apoiar líderes locais, como a 99, e esperamos ansiosamente para participar do sucesso deles a longo prazo”.