Categorias

“A Apple está destruindo o design”

Dois ex-designers da Apple escreveram um artigo na revista Co.Design criticando duramente as decisões da empresa: “a Apple está destruindo o design”.

A dupla acredita que a Apple está mais interessada em construir produtos “bonitos” e “minimalistas” do que funcionais e que suas escolhas prejudicam princípios como a usabilidade.

Bruce “Tog” Tognazzini foi um dos pioneiros da empresa nos anos 80 e um dos autores dos primeiros guias de interface de usuário da computação. Já Don Norman foi arquiteto de experiência do usuário da Apple entre 1993 e 1996. Os dois assinam o artigo e apontam onde o design da Apple está falhando agora.

O artigo é taxativo: “a Apple tem, em sua busca por beleza, criado fontes que são pequenas demais ou finas demais, o que associado com baixo contraste, faz com que sejam difíceis ou impossíveis de ler para muitas pessoas com visão normal. Nós temos gestos obscuros que estão além até mesmo da capacidade do desenvolvedor memorizar. Nós temos grandes funcionalidades que a maioria das pessoas não sabem que existem”.

De acordo com Tognazzini e Norman, a Apple estaria exercendo uma influência negativa na área ao “reforçar a antiquada, desacreditada ideia de que o único trabalho do designer é tornar as coisas bonitas, mesmo às custas de oferecer as funções corretas, ajudar a compreensão ou assegurar a facilidade de uso”.

Mas se a Apple comete tantas falhas, porque seus produtos são um sucesso? Segundo o artigo, “os produtos são lindos! E divertidos. Como resultado, quando as pessoas tem dificuldades, elas culpam a si mesmas. Bom para a Apple. Ruim para o consumidor”.