Categorias

A pirataria venceu? Prisão americana exibia filmes ilegais para os prisoneiros

Richard Humphrey foi sentenciado a 29 meses de prisão por pirataria de filmes no passado. Na Lorain County Correctional Institution, em Ohio, Humphrey assistiu diversos filmes piratas, exibidos pelos próprios carcereiros. Inconformado com a ironia, denunciou a prática às autoridades.

Na sexta-feira passada, um porta-voz da prisão confirmou que a instalação exibia filmes pirateados para os internos e que o caso está sendo investigado. Os filmes precisam ser revisados e aprovados antes de serem exibidos e os responsáveis pela seleção estão sendo identificados.

Humphrey tem apenas 22 anos mas entende muito bem de pirataria. Em 2007, aos 15 anos, já tinha criado e mantinha um serviço de assinatura online para download de filmes ilegais. Aos 18, foi condenado a quase três anos de prisão pelo agora extinto usawarez.com.

Segundo seu depoimento, enquanto estava na prisão do condado de Lorain, Humphrey conseguiu assistir filmes como “O Lobo de Wall Street” e “Ride Along” antes de eles serem lançados em DVD. As cópias eram claramente piratas, como se filmadas de dentro dos cinemas. “Dava para ver as pessoas levantando e passando em frente da câmera”, declarou o ex-pirata. Essas versões pirateadas foram exibidas diversas vezes para os prisioneiros e com o aval dos agentes penitenciários.