Depois de um dia impressionante de vendas, nos EUA, as compras da Black Friday aparentam estar tão fortes quanto o habitual. Segundo o serviço de referência de marcas da IBM, uma medição envolvendo os 50 maiores sites de vendas dos EUA aponta que houve um aumento de 13,1% nas vendas da Black Friday deste ano, em comparação com o evento de 2011.
A pesquisa também mostra que o número de consumidores que acessou sites de vendas ou fez compras através de dispositivos móveis – tablets e smartphones – cresceu, em relação ao ano passado. Foram cerca de 28,5% de visitantes este ano, contra 18,1% em 2011. Já o número de compradores este ano foi de 14,6%, superiores aos 10,3% do ano passado.
O dispositivo mais utilizado foi o iPhone, com 11,4% do tráfego de dados. iPad e dispositivos com Android representaram 8,9% e 7,9% do tráfego, respectivamente.
O número de compradores vindo de redes sociais também cresceu: cerca de 0,18% dos usuários fizeram suas compras online através do Facebook e do Twitter.
Esse conjunto de resultados indica uma alta de 17,8% nas vendas, em relação com o mesmo período do ano passado.